Exposição ‘Quilombolas da Paraíba’ é aberta à visitação no Paço Municipal

Por - em 358

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Coordenadoria Municipal de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial, abriu, nesta terça-feira (14), a exposição “Quilombolas da Paraíba”. São cerca de 130 fotografias que estão abertas à visitação no térreo do Paço Municipal, no Centro, até o dia 29 de maio. A exposição é aberta ao público, com entrada gratuita.

As fotografias fazem parte do acerto do fotógrafo Alberto Banal, cujo trabalho de registro das comunidades quilombolas teve início no ano de 2004. Nas fotografias são retratadas desde a história das 38 comunidades de afrodescendentes até o cotidiano nos dias atuais. A exposição faz parte da programação comemorativa ao período pós-abolição da escravidão, que foi lembrado na segunda-feira (13).

Para a coordenadora Municipal de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial, Socorro Pimentel, a exposição tem como objetivo sensibilizar gestores públicos para a importância da história e cultura da população negra paraibana. “A exposição também faz parte da promoção de combate ao racismo e de aplicação das políticas públicas direcionadas para os afrodescendentes”, afirmou.

O fotógrafo – O responsável por todas as fotografias exibidas na exposição ‘Quilombolas da Paraíba’ é Alberto Banal, que há dez anos está envolvido com as comunidades quilombolas. Ele possui um acervo de mais de 25 mil fotografias, registradas em todas as comunidades mapeadas no território paraibano.

De acordo com o fotógrafo, além de alertar para a necessidade das políticas públicas para comunidades quilombolas, a exposição também traz a proposta de dar visibilidade à população afrodescendente e às associações que trabalham e prestam serviço aos quilombolas. “Nós tratamos dos problemas que essa população enfrenta, mas também mostramos muito da cultura e da história desse povo”, afirmou Alberto Banal.