Exposição “Sussurros dos Rios” reúne obras de paraibanos e paraenses

Por - em 646

xucumisA exposição coletiva “Sussurros dos Rios (Guamá e Jaguaribe)” já pode ser visitada no salão panorâmico da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A entrada é aberta ao público e o horário de visitação de terça a sexta-feira das 9h às 21h; sábados, domingos e feriados das 10h até 21h.

A exposição coletiva conta com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Estação Cabo Branco, e ainda do Espaço Cultural Energisa e Espaço Mundo, parceria Fora do Eixo e Varadouro, em uma realização Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 10ª Edição, Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal.

“Sussurros dos Rios” é o resultado de uma intervenção coletiva de artistas paraibanos e paraenses. A exposição teve como tema dois rios: Rio Guamá (PA) e Rio Jaguaribe (PB) e foi concebida, por meio de uma residência artística com oficina do projeto “Hiper Espaço Xumucuís”, contemplado no edital do programa Redes Funarte de Artes Visuais.

Foram diversas linguagens artísticas em processos colaborativos. “Uma semana de expedições, vivências e compartilhamento de técnicas e processos”, comentou o curador da exposição coletiva Ramiro Quaresma. Participaram da intervenção os artistas paraenses: Fabio Graf Cosp Tinta, Jeyson Martins, Joao Cirilo e VJ Rodrigo Sabbá e os paraibanos: Antônio Filho, Francisco Dantas, Potira Maia, Edilson Parra, Vanessa Guimarães, Thercles Silva, Shirley Tanure.

Nas experimentações os artistas utilizaram materiais como grafite mais pixo, fotografia mais estêncil, pintura mais intervenção e live cinema mais mapping com jovens artistas/instrutores paraenses.

A exposição tem curadoria coletiva de Ramiro Quaresma, Dyógenes Chaves e Lúcia França. “Foram diversas linguagens artísticas em processos colaborativos de artistas locais e com paraenses. Estas intervenções são sempre muito produtivas, uma vez que coloca os artistas em contato com realidades distintas e semelhantes ao mesmo tempo”, comentou a curadora geral da Estação Cabo Branco, Lúcia França.

“Rio/ de muitos nomes/ Ser/ de muitas formas e fomes” esse trecho do livro “Porantim”, do poeta e professor de estética João de Jesus Paes Loureiro, foi a nascente desse projeto que tem na relação das cidades com seus rios e as periferias em suas margens sua proposta artística.

O curador e idealizador do projeto, Ramiro Quaresma, disse que a arte como uma expedição sempre foi um projeto-sonho dele, que começou com o blog Xumucuís (do Tupi, sussurro das águas). Depois de três edições do Salão de Arte Digital, o projeto foi concretizado e criado “hiper_espaço”, conectando o Pará e a Paraíba, não apenas no ciberespaço, mas em uma experiência vivencial de múltiplas linguagens artísticas.xucumis2

A exposição foi pensada e montada de forma colaborativa na oficina “Curadoria em Multimeios” no próprio espaço expositivo. A primeira etapa acontece em João Pessoa, na Paraíba, no mês de maio em vários espaços da cidade e em junho em Belém no processo inverso. “Conhecemos pela internet vários artistas e produtores paraibanos, constatamos que pouco ou nada se sabia dos caminhos das artes visuais um do outro e esse projeto de intercâmbio pretende criar um link de arte e vida entre os participantes” disse a museóloga e coordenadora de produção do projeto, Deyse Marinho.

A proposta curatorial foi de juntar artistas de múltiplas linguagens, que trabalham com processos híbridos de criação artística com intervenção urbana, para proporcionar o surgimento de obras, individuais e coletivas. Uma oficina aconteceu no espaço Energisa, nas vivências no Espaço Mundo. Em junho será a segunda etapa do projeto em Belém, onde artistas paraibanos selecionados entre as vivências irão a Belém para um novo ciclo de oficinas e exposição. Todas as atividades do evento são gratuitas. A única oficina com pré-requisitos de currículo para inscrição é “Curadoria e Multimeios”, as outras são abertas a todos os interessados com idades a partir dos 14 anos.

Serviço:
Exposição “Sussurro dos Rios (Guamá, Jaguaribe)”

Local: Salão Panorâmico da Torre Mirante da Estação Cabo Branco
Início dia 13 de maio até 6 de junho
Entrada Franca
Mais informações: 3214.8303 – 3214.8270
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocabobranco
Twitter: @estacaocb
Face: https://www.facebook.com/estacao.cabobranco