Exposições de fotografias, desenhos e ilustrações estão em cartaz na Estação Cabo Branco

Por Adriana Crisanto - em 1071

Duas exposições estão em cartaz na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. Uma é do coletivo de fotógrafos “Paraibando”, intitulada “Somos à Paraíba”, aberta no último dia (19). A segunda exposição é uma Mostra Gráfica do Stúdio Rascunho. As exposições estão na rampa e hall do prédio administrativo. O horário de visitação é de terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, o horário é das 10h às 19h, com entrada aberta ao público de todas as idades.

A Mostra Gráfica do Stúdio Rascunho é composta por desenhos e ilustrações de alunos e artistas agenciados da “Rascunho Stúdio”. Participam dela 19 desenhistas e ilustradores de várias idades, com perfis dos mais variados. Os desenhos e ilustrações são em nanquim, pretas, brancas e coloridas a lápis de cor.

Entre os expositores estão nomes como: Daniel Hor, Alzir Alves, RB Silva, Julius Ohta, Red Souza, José Luis, Juliano Henrique, JB Neto, Mikhael raio Solar, Gabriel Andrade, DJ Kaiowa, Nestablo Ramos, Guilherme Balbi, Renato Rei, Netho Diaz, Ryan Stegnadu, Ediana Silva, Márcio Abreu e Luciano Cunha.

De acordo com o organizador da Mostra, Hausman Santos, a exposição de arte gráfica dá continuidade aos eventos ligados à Mostra de Animação, que aconteceu no último domingo (21) e permanece em cartaz até o dia 28 de outubro, Dia Internacional da Animação.

Somos à Paraíba – Na rampa de acesso, o visitante vai encontrar 40 fotografias coloridas e em preto e branco, todas no mesmo tamanho (30×45) registrado pelo grupo de fotógrafos entre os anos de 2015 até 2018. Dalvacir Gomes, um dos integrantes do coletivo, comentou que o grupo existe há cinco anos, sempre viajando e fazendo registros por toda a Paraíba. “De quilombolas, manifestações culturais e pessoas dos mais variados contextos sociais são mostrados nesta exposição”, comentou Dalvacir Gomes.

A maioria do coletivo é composta por pessoas com idade acima de 59 anos. São médicos, professores, funcionários públicos e pessoas das mais variadas profissões, que estão na ativa ou são aposentados e têm a fotografia como hobby, lazer ou mesmo estudo. A maioria já fez cursos de fotografia.

Em “Somos à Paraíba” o visitante vai encontrar fotos da Romaria da Penha, dos Pontões de Pombal, da “louceira” de Manaíra, do pescador do açude da Prata, a rendeira de Salgado de São Félix, os quilombolas, as manifestações culturais, os índios da Baía da Traição, os ciganos de Sousa e outros retratos vivos situados em variados contextos sociais da Paraíba.

Participam desta exposição do grupo Paraibando de Fotografia, os fotógrafos Cleonice Nogueira, Dalvacir Gomes, Elizenda Sobreira, Jerusa Souza, João Pedro, José Ronaldo, Luiz Carlos Gomes, Márcia Gomes, Maura Fernandes, Neide Queiroz, Ovídio Lima, Rogério Freitas, Rômulo Vasconcelos, Vicente Bernardo, Wilberto Freire e Zelma Brito.

SERVIÇO:

Exposições:

“Mostra Gráfica do Stúdio Rascunho” – Até o dia 28 de outubro

“Somos à Paraíba” – Até 30 de novembro

Local: Rampa e hall do prédio administrativo

Horário de visitação: Terça a Sexta-feira – 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados – 10h às 19h.

Entrada gratuita

Mais informações:

Fones: 3214.8270 – 3214.8303

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb

CONTATO PARA IMPRENSA:

LARISSA FRANÇA – Curadora

Fone: 9. 8690.0179

HAUSMAN SANTOS – Ilustrador e desenhista

Fone: 9.8852.8083

DALVACIR GOMES – Coletivo Paraibando

Fone: 9.8822.8823