Famílias quilombolas visitam obras de suas futuras casas no Residencial Nice Oliveira

Por Arthur Araújo - em 2784

 

Visitanicedeoliverira_foto_julianasantos 158Arthur Araújo

Com o coração cheio de expectativa e a cabeça repleta de planos. Assim estavam alguns dos moradores da comunidade quilombola de Paratibe. Nesta sexta-feira (15), eles puderam visitar a obra de seu novo lar, o Residencial Nice Oliveira, que está sendo construído pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) naquele bairro. No total, 776 famílias serão beneficiadas, passando a habitar em um ambiente seguro, confortável e com toda a infraestrutura necessária para o começo de uma nova vida.

No total, 48 famílias quilombolas serão beneficiadas. São pessoas em situação de coabitação, dividindo uma pequena casa com familiares ou morando no terreno de outras famílias de favor ou sob o pagamento de aluguel. Com a obra, eles poderão ter um lugar próprio para morar e, o que é mais importante, manter os laços culturais com a sua comunidade.

“Tudo foi pensado para que as pessoas vivam de maneira digna e com muita qualidade”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo, que acompanhou a visita. “Aqui eles terão sua própria casa, além de infraestrutura e espaços de lazer e prática esportiva, tudo planejado para que todas as famílias possam viver com muita tranquilidade”, complementou.Visitanicedeoliverira_foto_julianasantos 041

O vigilante Fabrício Santos, de 28 anos, é um desses moradores. Ele, a esposa e os três filhos dividem hoje um pequeno imóvel
de três cômodos nos fundos da casa da tia. Vendo o futuro apartamento, ele já imagina o começo de uma nova fase na vida. “Vai melhorar cem por cento. Eu nunca pensei que ia conseguir ter a minha casa e agora eu posso olhar para ela. Está tudo bonito, organizado, vai ser um sonho realizado”, contou.
Outro morador quilombola que teve a oportunidade de visitar a obra foi Eduardo Pereira, de 23 anos, que está desempregado e morava na casa dos pais com a esposa grávida. “É muito bom saber que vou poder começar a minha família em um lugar que é meu. Não tem como explicar como isso me deixa feliz”, afirmou.

Visitanicedeoliverira_foto_julianasantos 065Quem também vai deixar a casa dos pais para ter o seu próprio espaço é a cabeleireira Genilvânia Martins, de 33 anos. Ela mora com as três filhas em um quartinho, mas logo vai poder ter um apartamento só pra elas. “Vai ficar mais perto da escola delas e também das minhas clientes. Não vejo a hora de receber e ter o meu lugarzinho”, declarou.

Considerando a média de quatro componentes por família estabelecida pelo IBGE, a PMJP calcula que cerca de 3.100 pessoas serão beneficiadas com a entrega do condomínio Nice Oliveira. A obra, que conta com orçamento de R$ 50,4 milhões, possui 776 apartamentos com sala, cozinha, banheiro, dois quartos e área de serviço. Também faz parte do projeto toda a rede de esgoto, saneamento e pavimentação.

De acordo com a secretária municipal da Habitação, Socorro Gadelha, a obra representa mais dignidade para as famílias. “São Visitanicedeoliverira_foto_julianasantos 381pessoas que não tinham uma casa própria e que agora passam a contar com um espaço de muita qualidade, planejado e
executado para oferecer o máximo de segurança e estrutura para todos eles”, afirmou.

Em 2015, a PMJP já entregou 68 novas moradias para famílias da comunidade quilombola de Paratibe, que acomodavam famílias e mantinham o vínculo comunitário e cultural. “Hoje a comunidade não possui mais terrenos para novas casas, mas o residencial Nice Oliveira vai receber as famílias que ainda não possuíam casas e mantê-las próximas às suas raízes, que é o que mais queremos”, disse Joseane Pereira, que é presidente da Associação de Moradores local.