Fãs de games se reuniram no I João Pessoa Game Show na Praça da Paz

Por - em 720

Conhecimento, tecnologia e diversão. Esses foram os motivos que levaram cerca de 1300 pessoas de todas as idades a comparecer ao I João Pessoa Game Show, realizado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) nesta sexta-feira (27), na Praça da Paz, nos Bancários. No local, os amantes de jogos eletrônicos puderam saber das últimas novidades do mercado e conhecer o que tem acontecido no mercado de games da capital.

No evento foram montados vários stands e tendas com exposições de jogos educativos e tecnológicos, além de apresentações de empresas fornecedoras de produtos na área de jogos e informática. Também foram realizadas competições entre os participantes e sorteios de brindes dos parceiros envolvidos.

De acordo com o secretário da Secitec, Bival Dantas, o sucesso do I João Pessoa Game Show se deu pela carência de eventos na área de games na capital. “O público compareceu em peso por ser um mercado que cada dia cresce e se desenvolve mais, e faltava no calendário municipal um evento que pudesse reunir a todos, desde os que apenas gostam de games até estudantes e profissionais da área. Dessa forma, valorizamos o mercado de tecnologia local”, comemorou.

Segundo estudante de designer gráfico Cris Alves, João Pessoa precisava de um evento desse porte, já que quando se falava em tecnologia no estado, logo se pensava em Campina Grande e agora o cenário está mudando. “Estou trabalhando em um projeto de editoração de uma revista de games e vim pra trocar ideias com pessoas da área. Pude conversar com profissionais experientes já consolidados no mercado e saber o que está acontecendo de novo na capital”, declarou.

Já para a estudante de Sistemas para Internet do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Samira Lara, foi muito gratificante ver que o público feminino também compareceu ao evento. “O mundo de games e tecnologia já foi mais masculinizado, mas essa ideia tem ficado pra trás. Cada vez mais mulheres tem se aperfeiçoado tanto tecnicamente como apenas por diversão. A prefeitura apostou certo em investir em encontros como esse, onde podemos interagir com amantes do gênero de ambos os sexos”, ressaltou.

Uma das empresas participantes, a Kickbox Games, levou ao encontro 3 tipos de softgames. O Vrum Simulado, que é um simulador usado em autoescolas para quem vai tirar a primeira Carteira Nacional de Trânsito (CNH), o Vrum, jogo educativo de trânsito para crianças do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e o TSA que é um simulador de tiros usado para treinamento de policiais e que possui tecnologia totalmente paraibana.

Segundo a vendedora da Kickbox Games, Camila Olímpia, o evento é uma ótima oportunidade para poder mostrar novos produtos e sentir a necessidade do mercado através da interação direta com o público consumidor. “Esperamos que no próximo ano o evento se repita. João Pessoa carecia de algo desse porte. É muito importante nos mantermos conectados e termos a oportunidade de mostrar ao público o que as empresas locais estão desenvolvendo”, afirmou.