Feira da cultura negra acontece no Ponto de Cem Réis
Uma feira de artesanato e comidas afro-brasileiras foi montada no Ponto de Cem Réis, no centro da Capital. A feira faz parte da vasta programação comemorativa do Novembro Negro, que tem como tema “Desconstruíndo o Racismo e a Intolerância Religiosa”. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Coordenadoria Municipal de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial e Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres (SEPPM).
No local, nesta quinta (21) e sexta-feira (22), a população poderá conferir de perto o trabalho de artesãs pessoenses. São tolhas bordadas, objetos de decoração, bijuterias, cerâmica, artesanato utilizando material reciclado e muitas peças de artigos para o natal. A feira funciona no horário das 9h até às 18h.
A coordenadora de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial, Socorro Pimentel, comentou que a feira é uma forma de valorizar a cultura, as artes de nossa terra e dos artesãos do município. “Acreditamos que essa é uma forma de levar a cidadania e o respeito ao nosso povo”, acrescentou.
Evani Jardim trabalha com artesanato há alguns anos e todo o material usado para composição de suas peças é reciclado. Os preços variam de 5 a 50 reais por peça. “Estou muito feliz em participar dessa ação. Além de que gosto muito de ensinar a produzir as peças”, comentou a artesã, que passou a se dedicar ao artesanato após a aposentadoria.
Programação – O ‘Novembro Negro’ tem o objetivo de sensibilizar a sociedade civil e os servidores públicos no que consiste às contribuições da população negra, além de discutir sobre as relações étnico-raciais, no intuito de promover a igualdade racial, construindo uma cultura de paz e respeito à diversidade étnica e religiosa.
Nesta sexta-feira (22), pela manhã e a tarde, haverá a ‘Ação Expresso Cidadão’ em parceira com o Incra, MDA e SEPPM, no quilombo Paratibe, no Valentina Figueiredo. No mesmo dia também haverá abertura do 3º Festival Internacional de Capoeira, com o grupo Axé Capoeira, na Feirinha de Tambaú, às 19h30. O Novembro Negro encerra suas atividades no domingo (24) com a entrega da estátua de Yemanjá pela PMJP e a caminhada em louvor, a partir das 15h.
Quem quiser participar da programação pode entrar em contato com a Coordenadoria Municipal de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial, que fica no 1º andar do Paço Municipal, Centro. Outros contatos pelo telefone (83) 3222-8853 e e-mail: coordlgbtracial@joaopessoa.pb.gov.br.