Feira de artesanato e serviços de saúde são ofertados às mulheres no Ponto de Cem Réis

Por - em 659

Larissa Clarofeiradeservicos_outubrorosa_foto_rafaelpassos (24)

A técnica de enfermagem Jailma Santana Nascimento, 37 anos, teve câncer de mama há dois anos e meio. Curada, realiza exames preventivos e de acompanhamento regularmente. Quando soube da ação da Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), neste sábado, acordou cedo para garantir a realização do exame de mamografia, um dos serviços disponibilizados na terceira edição da exposição “Mulheres Construindo uma Cidade Sustentável”, que acontece durante o dia de hoje, no Ponto de Cem Réis.

Jailma é uma das 80 mulheres atendidas neste sábado pelo caminhão do Instituto Avon, parceiro do evento. A técnica de enfermagem também aproveitou a parceria do Senac para fazer maquiagem e unha. “Durante muito tempo eu cuidei exclusivamente da minha família. O câncer foi um alerta para que eu cuidasse também de mim”, disse Jailma, com o intuito de alertar todas as mulheres para a prevenção.

Foi justamente com essa intenção que a SEPPM procurou parceiros para disponibilizar, gratuitamente, vários serviços voltados para a saúde e elevação da autoestima das mulheres. “Estamos aproveitando esse momento do Outubro Rosa para alertar as mulheres sobre a necessidade de se cuidar. Dessa forma, unimos a exposição de artesanato, onde temos a oportunidade de dar autonomia financeira para as artesãs, a várias ações de saúde e embelezamento”, explicou a secretária da SEPPM, Adriana Urquiza.

Para garantir os serviços de embelezamento, o Senac disponibilizou 10 profissionais, incluindo maquiadores e manicures. A previsão é de aproximadamente 300 atendimentos durante todo o dia. As 80 mamografias ofertadas pelo Instituto Avon acontecem por meio de um caminhão itinerante da empresa, e os demais cuidados com a saúde – como a promoção de terapias holísticas, exames de glicemia, verificação de pressão e serviço de orientação em áreas como a odontologia e nutrição – estão por conta da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Da exposição, participam cerca de 40 artesãs. A coordenadora de Trabalho e Enfrentamento à Pobreza da SEPPM, Regina Bonfá, destaca que a importância de eventos como este na promoção da política de geração de emprego e renda entre as mulheres, ao mesmo tempo em que dá a oportunidade de acesso fácil e imediato a diversos serviços importantes. “São ações que elevam a autoestima da mulher e que garante a elas mais qualidade vida”, destacou.

A feira também conta com o apoio de várias secretarias e órgãos da prefeitura, como Seinfra, Sedurb, Secom e Emlur, além das empresas São Braz e Capitão Farinha.