Feira Internacional de Economia Criativa termina neste sábado com Reconhecimento de Excelência Artesanal
A 1ª Feira Internacional de Economia Criativa de João Pessoa, que acontece na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, encerra neste sábado (24), às 17h. A solenidade, que ocorrerá no auditório da Estação, será marcada pela entrega do Prêmio de Reconhecimento de Excelência Artesanal dos Países do Cone Sul. Além do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, estarão presentes o presidente do Conselho Mundial de Artesanato da América Latina, Alberto Bertolaza, e o diretor da Rede Internacional de Desenvolvimento do Artesanato, Idrassen Vencatachelum. Ainda haverá o show de gravação do DVD da banda paraibana Funkeria.
O evento é composto pela realização simultânea de seis eventos: Salão Internacional do Artesanato e da Arte Popular, Salão do Design, Salão da Música, Salão Internacional do Cinema e do Audiovisual, Salão da Gastronomia e Festival Internacional de Arte Urbana. Na noite da sexta-feira (23), o prefeito Luciano Cartaxo e a primeira-dama Maísa Cartaxo, conferiram as exposições e conversaram com artesãos e designers.
No Salão do Design, estudantes e profissionais foram selecionados por um júri de elevada competência. Os projetos e produtos permaneceram expostos por uma semana, na Feira, e receberam a votação popular e de um júri especializado na área para concorrer ao prêmio de Design da Paraíba 2018. Na noite desta sexta-feira (23), foram premiados os vencedores das categorias Produto, Gráfico, Moda e Interiores, nas modalidades estudante e profissional.
O professor e coordenador do Salão de Design, Kleber Barros, comentou que a Feira e o Salão tiveram uma grande importância para a área, na Paraíba. “Foi uma vitrine tanto para estudante como para profissionais. Tivemos produtos de excelente competência técnica nas categorias. A Paraíba deu este ano um importante passo na área”, disse Kleber Barros. Assim como ele, muitos de sua equipe de trabalho estavam satisfeitos com o evento.
O prêmio resultou também na confecção de um catálogo virtual que em breve será disponibilizado para todo o público nas redes sociais e dentro das escolas e faculdades de Design da Paraíba. “Isso vai deixar registrado tudo o que foi feito”, comentou Kleber Barros.
Foram inscritos 87 projetos de estudantes dos cursos de Design de oito faculdades paraibanas e também profissionais que já atuam na área. Foram aprovados 36 projetos, premiados 16 com troféu e certificado para as primeiras colocações e certificado para os segundos lugares, nas respectivas categorias.
Julgamento – Os visitantes puderam votar nos produtos que ficaram expostos no salão da Feira, no período de 20 a 22 de novembro. Neste período, 270 pessoas votaram nos produtos que também foram analisados por um júri técnico composto pelo designer profissional Sérgio Matos, Carlos Alvarado (México) e Célio Teodorico, que participaram da entrega da premiação e participaram de mesas redondas durante o evento.
Confira abaixo os vencedores e suas respectivas categorias:
CATEGORIA DESIGN DE PRODUTO
ESTUDANTE
2º LUGAR – UFPB – THAÍS DINIZ SOUZA E GUSTAVO FIGUEIREDO BRITO (Professor)
Produto: Ecoffe: Luminária feita a partir da reutilização de materiais
1º LUGAR – UFCG – ANA RAFAELA DE AMORIM ALMEIDA, LAURA PATRÍCIA SOARES MINÁ, NÍVEA ARRUDA CÂMARA VIRGOLINO E ITAMAR FERREIRA DA SILVA (professor)
Produto: Suporte para cortes de legumes
PROFISSIONAL
2º LUGAR – RENNAN RODRIGUES COSTA DE OLIVEIRA (Campina Grande)
Produto: Banco de Pilão
1º LUGAR – ANANIAS DOS SANTOS COSTA (Campina Grande)
Produto: Drop – Redesenho do tradicional filtro de barro
CATEGORIA DESIGN GRÁFICO
ESTUDANTE
2º LUGAR – IFPB – ELISANGELA NASCIMENTO SENA e RAQUEL REBOUÇAS A. NICOLA (professora)
Produto: Um novo olhar sobre as embalagens
1º LUGAR – UFPB – JEFFERSON LUIZ BRAZ DA SILVA e LUCIENE LEHMKUHL (Professora)
Produto: Nosso Rio Tinto
PROFISSIONAL
2º LUGAR – MONKIY’S DESIGN STUDIO (João Pessoa)
Produto: Branding Cervejaria Paralelo 7
1º LUGAR – EMPRESA JÚNIOR DEGRAU
Produto: Cervejaria Durst
DESIGN DE MODA
ESTUDANTE
2º LUGAR – UNIPÊ – Katiuscia Fonseca Ferreira, Samara Cardoso de Lima e Victoria Fernandez Bastos (professora).
Produto: Ditadura x Tropicalismo
1º LUGAR – UNIPÊ – ANIELE LINS SOBREIRA E ALEXANDRE NEPOMUCENO TARGINO (PROFESSOR)
Produto: O corpo da África
PROFISSIONAL
2º LUGAR – ELYENAI GILENO ONIAS FERNANDES (João Pessoa – PB)
Produto: DRAMA AF_Moda não binária à luz do cinema de Pedro Almodóvar
CATEGORIA DESIGN DE INTERIORES
ESTUDANTE
2º LUGAR – UNIFACISA – ALINE DE ANDRADE BARBOSA, REBEKA FARIAS DE LUCENA, VANESA CRISTINA PEREIRA GOMES E GIOVANNI SOARES DE ALENCAR (professor)
Produto: Projeto de Ambientação comercial de uma Cafeteria e Livraria
1º LUGAR – IFPB – RHAYANI VITORINO CABRAL, ROBERTA XAVIER DA COSTA (professora)
Produto: Anteprojeto de Design de Interiores para um CatamarãPROFISSIONAL
2º LUGAR – LAVÍNIA ARAÚJO MEDEIROS E GRACIELE SILVA DA COSTA (João Pessoa)
Produto: Loft do Artista
1º LUGAR – FLÁVIA NASCIMENTO GOMES, INGRID MARLA BARROS MEIRA DA ROCHA, RAFAELLA ARRUDA SILVA, ISABELLE BARROS MEIRA DA ROCHA (João Pessoa)
Produto: Trailer de Vestir