Feira itinerante é levada ao bairro de Intermares nesta 6ª
A feira itinerante organizada pelo projeto Cinturão Verde, da Prefeitura de João Pessoa, chega na próxima sexta-feira (28) ao bairro de Intermares, em Cabedelo. O novo ponto será inaugurado durante o encerramento da Semana dos Orgânicos, que teve início na última terça-feira (25) com a divulgação de tecnologias de produção agroecológicas.
Na ocasião, foram montadas quatro estações experimentais nas regiões de Jacarapé e Mussumago. Nelas, pequenos produtores, estudantes e pesquisadores puderam conhecer técnicas sustentáveis de manejo na avicultura caipira, na apicultura e no cultivo orgânico de hortaliças em estufas e a céu aberto.
De acordo com o coordenador do Cinturão Verde, Roberto Vital, aproximadamente 50 produtores puderam participar das atividades e ganhar conhecimento na produção de orgânicos. Também estiveram presentes ao evento 40 estudantes do Curso de Agroecologia do IFPB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) de Picuí e 30 representantes de outras instituições, entre técnicos, professores e extensionistas.
Todos ficaram muito impressionados com o nível profissional da organização do evento, do ponto de vista de conteúdo e metodologia, permitindo a todos tomarem conhecimento e interagirem com as técnicas que são disseminadas pelo Cinturão Verde, declarou.
O principal momento do evento foi na comunidade de Mussumago. Lá, os participantes tiveram uma demonstração do nível de gestão que o agricultor Roberto Batista está alcançando com o apoio do Cinturão Verde. Antes, caseiro assalariado, hoje ele é arrendatário de uma granja na região, onde emprega cinco pessoas no trabalho na horta, obtendo uma renda mensal superior a R$ 1,5 mi, já descontando os custos da produção.
A grande meta do Cinturão Verde é consolidar estratégias permanentes de comercialização, a partir do ônibus-feira agroecológica atendendo uns 10 pontos estratégicos da grande João Pessoa, e persistir na comercialização institucional, via Programa Nacional de Alimentação Escolar e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA/Conab), explicou Roberto Vital.
Até o momento, as atividades mobilizam cerca de 50 agricultores, mas a meta é atingir 300 associados da Prohort nos vários municípios que compõem a Região Metropolitana de João Pessoa. Induzindo a formação de muitos Roberto Batista, de forma a impactarem em quantidade e qualidade o mercado de orgânicos na Grande João Pessoa, declarou o coordenador do Cinturão Verde.
Feiras As atividades da Semana dos Orgânicos continuam ao longo desta semana durante as feiras itinerantes organizadas pelo Cinturão Verde, com distribuição de sacolas ecológicas e de material informativo sobre as vantagens da alimentação orgânica.
Nesta quarta-feira (26), o evento aconteceu na praça Alcides Carneiro, no bairro de Manaíra. Nesta quinta (27), o ônibus-feira será levado ao Busto de Tamandaré, no Cabo Branco. As duas feiras são semanais e já funcionam desde o ano passado. A novidade acontece na sexta-feira (28), quando os comerciantes chegam ao bairro de Intermares, em Cabedelo, nas proximidades do Bar do Surfista. O horário de funcionamento é o mesmo nos três locais: das 5h às 8h.
As feiras organizadas pelo Cinturão Verde são abastecidas por produtores da Prohort (Associação de Produtores Agroecológicos de João Pessoa), entidade formada com o apoio do programa. Nelas, o consumidor vai encontrar em torno de 60 variedades de produtos agroecológicos, livres de agrotóxicos e outros produtos químicos. Entre eles estão leguminosas, hortaliças, raízes e até bolos, queijo e coalhada, fornecidos por 25 produtores associados.
Adaptado O ônibus onde a feira é realizada foi totalmente adaptado e se transformou em um motor room, com toalete, armários, prateleiras, quitanda e gavetas na área interna. No exterior do veículo, foram colocados dois toldos para dar abrigo à parte dos produtos que será comercializada do lado de fora do ônibus.
Além das feiras itinerantes, o Cinturão Verde e a Prohort mantêm duas feiras fixas. Nas sextas, os comerciantes estão na Praça da Paz, nos Bancários. Aos sábados e domingos, é a vez do Mercado Público do Valentina.
FEIRAS DO CINTURÃO VERDE
Itinerantes
Quartas-feiras: Praça Alcides Carneiro em Manaíra (próxima ao antigo Bar do Zé), das 5h às 9h
Quintas-feiras: Busto de Tamandaré, no Cabo Branco, das 5h às 9h
Sextas-feiras: (a partir do dia 28): Intermares, das 5h às 9h
Fixas
Sextas-feiras: Praça da Paz, nos Bancários, das 5h às 9h
Sábados e domingos: Mercado Público do Valentina, das 6h às 11h