Feira Municipal do Trabalho realiza milhares de atendimentos no Ponto de Cem Réis

Por - em 495

Thadeu Rodrigues

 

FeiraMunicipaldoTrabalho_Foto_Gilberto Firmino (91)A segunda edição da Feira Municipal do Trabalho realizou milhares de atendimentos no Ponto de Cem Réis, nos dois dias de eventos. A população teve acesso a diversos serviços, como oficinas de capacitação para o mercado de trabalho, inscrição no Banco Cidadão e às oportunidades do Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP), além de acesso à documentação, como RG, Carteira de Trabalho e cartão do SUS.

Para o secretário municipal do Trabalho, Produção e Renda, Diego Tavares, o evento cumpriu a missão de garantir serviços, benefícios e cidadania para os trabalhadores da cidade em parceria com 25 instituições participantes. “Montamos uma infraestrutura com diversos serviços para dar comodidade ao trabalhador, em um espaço de fácil acesso e com o apoio de órgãos parceiros, a exemplo do Governo do Estado, Sebrae, Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho e INSS”, afirmou.

Nos dois dias de evento, terça e quarta-feira, foram realizadas 251 inscrições apenas para o Banco Cidadão. Na quarta houve, inclusive, uma solenidade de assinatura de contratação de empréstimos para 275 empreendedores, com o prefeito Luciano Cartaxo.

Uma das beneficiárias, Erica Pereira, vai montar um espaço para realizar serviços de estética em um salão de beleza, em Mangabeira. “Este é o primeiro empréstimo que contratei no Banco Cidadão. Com os R$ 4,5 mil recebidos, vou adquirir equipamentos para meu negócio. Antes eu trabalhava em clínicas de estética, agora sou empreendedora”, comemorou ela.FeiraMunicipaldoTrabalho_Foto_Gilberto Firmino (13)

Já Raimundo Soares procurou a Feira Municipal do Trabalho para se inscrever no Banco Cidadão. “Eu pretendo trabalhar com a produção e venda de pão de queijo. Com o empréstimo, vou comprar maquinário e já estou negociando com possíveis clientes”, contou.

Intermediação – O Sine-JP realizou 617 atendimentos durante a Feira Municipal do Trabalho. Uma das pessoas foi Janaína dos Santos. “Eu vim fazer meu cadastro porque pretendo voltar a trabalhar após ter passado o último ano cuidando do meu filho”.

Oficinas – Os mais de 600 certificados das oficinas realizadas durante o evento já estão disponíveis no Sine-JP, localizado na Avenida Cardoso Vieira, 85, Varadouro. Foram 20 capacitações em áreas como empreendedorismo, logística, gastronomia, educação ambiental, marketing pessoal e produção de eventos.

Serviços – Quem participou da Feira Municipal do Trabalho teve acesso a diversos serviços. O Sebrae fez consultoria sobre formalização e abertura de microempresa; a Superintendência Regional do Trabalho fez emissão de Carteira de Trabalho; o Ministério Público do Trabalho deu informações sobre questões trabalhistas, enquanto o INSS orientou sobre direitos previdenciários, perícia médica, assistência social e reabilitação.

A Secretaria Municipal de Saúde fez emissão do cartão do SUS, além de serviços em saúde. Já o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest regional JP e estadual) reforçou a prevenção dos acidentes de trabalho.

Também houve emissão de carteira de identidade, pelo Governo do Estado; inscrição no Cadastro Único, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), e inscrição no programa Minha Casa, Minha Vida, pela Secretaria Municipal de Habitação (Semhab).

Os participantes do evento tiveram acesso a serviços de corte de cabelo e manicure, realizados pelos estudantes dos cursos da empresa CP Fios e Formas, além de demonstração de cosméticos.

Outro destaque do evento foi o artesanato. O Projeto João Pessoa Artesã esteve presente com as “Sereias da Penha”, que participaram do desfile do estilista Ronaldo Fraga, na última edição da São Paulo Fashion Week. Já a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) realizou a II Exposição Mulheres Construindo uma Cidade Sustentável, com a participação das peças de 140 artesãs.