Feira Municipal do Trabalho realizou mais de mil atendimentos
A Feira Municipal do Trabalho, realizada de 19 a 21 de novembro pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria do Trabalho, Produção e Renda (Setrab), recebeu mais de dois mil visitantes e contabilizou mais de mil atendimentos. Só o Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) atendeu 500 pessoas que buscavam uma vaga no mercado de trabalho ou queriam dar entrada no seguro-desemprego. Destas, 150 já foram encaminhadas para entrevistas.
Outras 300 pessoas foram capacitadas nas oficinas e minicursos oferecidos na Feira. O Banco Cidadão, por sua vez, realizou 159 pré-inscrições durante o evento. A equipe agora trabalha na triagem dos inscritos, uma vez que a solicitação não é efetivada caso o solicitante esteja com o nome inscrito nos cadastros de proteção ao crédito.
“A população de João Pessoa entendeu a importância da Feira do Trabalho, que foi bastante prestigiada. O sucesso dela vem graças à forma que o prefeito Luciano Cartaxo tem de dialogar com a sociedade. Estiveram presentes mais de 15 entidades públicas e privadas, além do grande público que teve a oportunidade de capacitar-se, inserir-se no mercado de trabalho, ou até iniciar o projeto de um pequeno negócio, através do Banco Cidadão”, avaliou o secretário do Trabalho, Produção e Renda, Diego Tavares.
Durante o evento foram entregues quase R$ 2 milhões através de contratos do Banco Cidadão, que beneficiaram cerca de 400 pessoas. Além disso, 200 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego receberam seus Certificados de Conclusão de Curso em solenidade promovida durante a Feira.
Além dos serviços oferecidos pela Setrab, os visitantes da Feira também tiveram a chance de se inscrever em cursos do Pronatec, Unipê, FPB, IFPB e do Sistema S. Também foi possível tirar dúvidas sobre seguro-desemprego e leis trabalhistas com as presenças de representantes do Ministério Público do Trabalho e da Superintendência Regional do Trabalho.