Feirão Nome Limpo será de 29 de junho a 3 de julho em parceria com Procon
Evanice Maria
O Feirão Nome Limpo já tem data marcada: será realizado do dia 29 de junho ao dia 3 de julho de 2015, nas dependências do Sesc, no Centro da Capital. O projeto, que prevê a negociação dos débitos dos consumidores pessoenses que se encontram em situação de negativação no comércio, é uma realização da Prefeitura de João Pessoa através da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL João Pessoa) e Federação do Comércio da Paraíba (Fecomercio – Sesc/Senac).
Mais de 50 empresas que atuam na Capital já garantiram a presença no Feirão Nome Limpo, que terá stands abrigando representantes de lojas e supermercados, empresas de cartões de crédito, bancos, telefonia, Cagepa e Energisa. O espaço do Feirão terá áreas de recepção/consulta SPC-Serasa/encaminhamento, espaço kids, área de espera e stands. A expectativa é atender cerca de 5 mil pessoas consumidores de João Pessoa.
O secretário do Procon-JP, Helton Renê, informa que o projeto idealizado pela Secretaria e abraçado pela CDL João Pessoa e Fecomércio da Paraíba terá ampla divulgação para atender ao máximo de pessoas. “Chamamos a atenção para o detalhe de que o Feirão se destina apenas a quem se encontra em situação de negativação no SPC/Serasa. Vamos divulgar amplamente a lista das empresas que vão aderir ao projeto e quem tiver pendências de débitos com algum fornecedor de bens e/ou serviços que se encontrar na relação, terá a oportunidade de tentar um acordo para resolver seu débito”.
Helton Renê esclarece o procedimento que ocorrerá durante o Feirão. “O consumidor que se encontra negativado vai até o prédio do Sesc, no Centro de João Pessoa, entre os dias 29 de junho e 3 de julho, se dirigindo ao balcão de acolhimento onde um recepcionista fará a consulta no SPC Serasa e o encaminhará ao stand onde um representante da empresa indicada fará o atendimento para que um possível acordo possa ser selado, dentro, claro, de parâmetros que contemplem o orçamento do consumidor”.
Ele adianta que um dos papéis dos Procons é trabalhar também a educação e a harmonia da relação consumerista. “Se existe a possibilidade de ajudarmos o consumidor a sair de uma situação de inadimplência, nós o faremos. Nesse momento de crise financeira, com o índice de endividamento aumentando, é fundamental o Procon-JP pensar em formas de fazer o cidadão sair do negativismo, intermediando para que a relação consumerista saia do conflito, e garantindo os direitos do consumidor”, enfatiza o secretário do Procon-JP.