Festa das Neves atrai milhares de pessoas e mantém tradição de reunir famílias
Milhares de pessoas compareceram aos cinco dias de programação “profana” de Festa das Neves, em celebração aos 429 anos da terceira cidade mais antiga do Brasil. O caráter familiar da festa mais popular do calendário municipal mais uma vez foi preservado, com os tradicionais parques de diversões e barraquinhas de guloseimas enfeitando o perímetro das centenárias Igrejas do Carmo, São Francisco e Basílica de Nossa Senhora das Neves, a santa padroeira da Capital.
Quatro praças históricas de João Pessoa serviram como locais da comemoração popular, que envolveu 46 atrações: as Praças Rio Branco (com os espetáculos de teatro), a Antenor Navarro (para apresentações de rock de artistas da cena alternativa), Dom Adauto (com cultura popular) e o Ponto de Cem Réis, que trouxe as atrações principais: a dupla Palavra Cantada no último domingo (3), e a banda 5 de Agosto nesta terça (5), que festejou meio século de fundação.
A dupla de teatro infantil Palavra Cantada, uma das principais atrações desta edição, encantou o público com a estreia do espetáculo “Aventuras Musicais”. A companhia, formada em 1994 por Sandra Peres (voz e teclado) e Paulo Tatit (voz e violão), destaca-se pelo sensível trabalho empregado na melodia, letras e poesia, responsáveis por uma guinada no mercado fonográfico infantil desde o primeiro CD, “Canções de Ninar”, daquele ano.
No palco, foram acompanhados por uma multidão de vozes infantis e adultas, ao tocar músicas de Caetano Veloso (“O Leãozinho”), Secos & Molhados (“O Vira”), “Rato”, “Sopa”, “Vem Dançar com a Gente”, “Eu Sou um Bebezinho”, “Quando Eu Era um Peixinho”, “Menina Moleca”, “Ciranda dos Bichos”, entre outras. “Aventuras Musicais” apresentou os personagens Pauleco e Sandreco, animações que representam os músicos. Hoje, a dupla tem seis dos 14 álbuns lançados premiados, bem como parcerias com Maria Gadú, Ana Cañas, Wanderléa e Zélia Duncan.
Homenagem – Durante o concerto desta terça (5), que marcou o encerramento da Festa das Neves, a Banda 5 de Agosto recebeu como convidados os cantores Maria Juliana, Paulo Brasil, Renata Arruda, Erick von Sohnsten, Limousine 58 e as homenagens e aplausos do público presente. Na ocasião, cada um dos 53 músicos foi agraciado com medalhas entregues pelo prefeito Luciano Cartaxo e pela primeira-dama, Maísa Cartaxo.
“Esta é uma justa homenagem a esta banda que faz parte da história de João Pessoa”, destacou Luciano Cartaxo. “É muito bom poder ter esse momento de valorização de um símbolo que é nosso e que representa tanto a cidade. Todo o povo de João Pessoa se orgulha da trajetória da Banda 5 de Agosto”, complementou.
O maestro Adelson Machado, que aos 76 anos é o único remanescente da fundação, regeu algumas das 28 canções tocadas e falou da felicidade de presenciar este momento: “Foi com muito sacrifício que formamos o grupo, e tenho orgulho de dizer que foi na Festa das Neves a nossa primeira apresentação. É muita felicidade”, revelou.
Exposição – A programação da Festa foi encerrada com a abertura da exposição “Novos Olhares Sobre a Cidade”, no Casarão 34, com uma coletânea de fotos feitas pelos repórteres-fotográficos da Secretaria de Comunicação (Secom) de João Pessoa, sobre paisagens e eventos que marcaram a história recente da Capital paraibana.
As fotos registram os 500 dias da gestão do prefeito Luciano Cartaxo, trazendo algumas obras, pessoas, festas, artesanato, prédios e a natureza de uma das cidades mais verdes do Brasil. Todo o material foi reunido em um livro publicado especialmente em comemoração ao aniversário da Capital paraibana.
As fotografias foram selecionadas por Juca Pontes, editor da publicação, e é resultado do olhar dos fotógrafos Adriano Franco, Alessandro Potter, Cornélio Felipe, Dayse Eusébio, Gilberto Firmino, Juliana Santos, Manoel Martiliano, Rafael Queiroz e Rafael Passos.