Festa das Neves atrai milhares de pessoas e mantém tradição de reunir famílias

Por - em 501

Festa das Neves 2014Milhares de pessoas compareceram aos cinco dias de programação “profana” de Festa das Neves, em celebração aos 429 anos da terceira cidade mais antiga do Brasil. O caráter familiar da festa mais popular do calendário municipal mais uma vez foi preservado, com os tradicionais parques de diversões e barraquinhas de guloseimas enfeitando o perímetro das centenárias Igrejas do Carmo, São Francisco e Basílica de Nossa Senhora das Neves, a santa padroeira da Capital.

Quatro praças históricas de João Pessoa serviram como locais da comemoração popular, que envolveu 46 atrações: as Praças Rio Branco (com os espetáculos de teatro), a Antenor Navarro (para apresentações de rock de artistas da cena alternativa), Dom Adauto (com cultura popular) e o Ponto de Cem Réis, que trouxe as atrações principais: a dupla Palavra Cantada no último domingo (3), e a banda 5 de Agosto nesta terça (5), que festejou meio século de fundação.

A dupla de teatro infantil Palavra Cantada, uma das principais atrações desta edição, encantou o público com a estreia do espetáculo “Aventuras Musicais”. A companhia, formada em 1994 por Sandra Peres (voz e teclado) e Paulo Tatit (voz e violão), destaca-se pelo sensível trabalho empregado na melodia, letras e poesia, responsáveis por uma guinada no mercado fonográfico infantil desde o primeiro CD, “Canções de Ninar”, daquele ano.  funjope_festaneves_fotoadrianofranco_03

No palco, foram acompanhados por uma multidão de vozes infantis e adultas, ao tocar músicas de Caetano Veloso (“O Leãozinho”), Secos & Molhados (“O Vira”), “Rato”, “Sopa”, “Vem Dançar com a Gente”, “Eu Sou um Bebezinho”, “Quando Eu Era um Peixinho”, “Menina Moleca”, “Ciranda dos Bichos”, entre outras. “Aventuras Musicais” apresentou os personagens Pauleco e Sandreco, animações que representam os músicos. Hoje, a dupla tem seis dos 14 álbuns lançados premiados, bem como parcerias com Maria Gadú, Ana Cañas, Wanderléa e Zélia Duncan.

Homenagem – Durante o concerto desta terça (5), que marcou o encerramento da Festa das Neves, a Banda 5 de Agosto recebeu como convidados os cantores Maria Juliana, Paulo Brasil, Renata Arruda, Erick von Sohnsten, Limousine 58 e as homenagens e aplausos do público presente. Na ocasião, cada um dos 53 músicos foi agraciado com medalhas entregues pelo prefeito Luciano Cartaxo e pela primeira-dama, Maísa Cartaxo.

Festa das Neves 2014“Esta é uma justa homenagem a esta banda que faz parte da história de João Pessoa”, destacou Luciano Cartaxo. “É muito bom poder ter esse momento de valorização de um símbolo que é nosso e que representa tanto a cidade. Todo o povo de João Pessoa se orgulha da trajetória da Banda 5 de Agosto”, complementou.

O maestro Adelson Machado, que aos 76 anos é o único remanescente da fundação, regeu algumas das 28 canções tocadas e falou da felicidade de presenciar este momento: “Foi com muito sacrifício que formamos o grupo, e tenho orgulho de dizer que foi na Festa das Neves a nossa primeira apresentação. É muita felicidade”, revelou.

Exposição – A programação da Festa foi encerrada com a abertura da exposição “Novos Olhares Sobre a Cidade”, no Casarão 34, com uma coletânea de fotos feitas pelos repórteres-fotográficos da Secretaria de Comunicação (Secom) de João Pessoa, sobre paisagens e eventos que marcaram a história recente da Capital paraibana.

As fotos registram os 500 dias da gestão do prefeito Luciano Cartaxo, trazendo algumas obras, pessoas, festas, artesanato, prédios e a natureza de uma das cidades mais verdes do Brasil. Todo o material foi reunido em um livro publicado especialmente em comemoração ao aniversário da Capital paraibana.

As fotografias foram selecionadas por Juca Pontes, editor da publicação, e é resultado do olhar dos fotógrafos Adriano Franco, Alessandro Potter, Cornélio Felipe, Dayse Eusébio, Gilberto Firmino, Juliana Santos, Manoel Martiliano, Rafael Queiroz e Rafael Passos.