Festa das Neves terá esquema especial de trânsito, segurança, limpeza e saúde

Por - em 186

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) montou plano especial de trânsito e transporte para a tradicional Festa das Neves, em homenagem à padroeira de João Pessoa, que acontece no Centro da cidade de 1º a 5 de agosto.

O esquema de mobilidade terá início a partir das 17h desta quinta-feira (1º), quando agentes de mobilidade, em pontos fixos e circulando em viaturas, darão orientações e farão bloqueios em vias no entorno do evento. Para esse trabalho, foram escalados 20 agentes de mobilidade por noite para monitorar o tráfego de veículos na área.

Serão bloqueadas a Praça 1817, na altura da Assembleia Legislativa; a rua Treze de Maio com a Artur Aquiles; a rua Duque de Caxias com a Conselheiro Henrique; a rua Santo Elias com a Pedro I e a rua Barão do Abiaí com Treze de Maio.

Durante o período de festa, a cartela para o estacionamento rotativo Zona Azul será vendida até às 15h na parte de cima da Praça 1817. Após esse horário, o lado esquerdo da via será isolado para veículos de serviços públicos e o lado direito para viaturas do Samu, Bombeiros, Polícia e Guarda Municipal.

A partir das 17h haverá bloqueio em toda a extensão da avenida Visconde de Pelotas, desde a Assembleia Legislativa até a Praça do Bispo. Após o acesso da Praça Rio Branco até a Praça Dom Adauto serão colocadas barracas fixas do lado esquerdo, deixando a frente do antigo Cine Municipal isolada para o estacionamento da Delegacia Móvel. Nesse trecho, compreendido entre o Bradesco e a Praça Dom Adauto, a cartela da Zona Azul será vendida até às 15h enquanto durar o evento.

Os parques de diversão ficarão concentrados na rua Pedro I, entre a rua Santo Elias e a Visconde de Pelotas, assim como na rua Deputado Odon Bezerra. Também vão ser instalados brinquedos entre as ruas Visconde de Pelotas e Santo Elias.

A rua Barão do Abiaí com a Treze de Maio será bloqueada. Agentes de mobilidade farão o desvio dos veículos pela rua Treze de Maio (lateral da Caixa Econômica Federal) ou seguindo em direção a AETC-JP, tendo, nesse caso, de inverter o tráfego da rua Professor José Coelho (loja Carmélia Calçados).

A rua Conselheiro Henrique, entre a Duque de Caxias e a Visconde de Pelotas, será isolada para a instalação das barracas de comidas e bebidas.

A Semob destinou o trecho entre o Estacionamento Rotativo Lagoa II e a rua Getúlio Vargas, no anel interno do Parque Solon de Lucena, para estacionamento de veículos. As motos poderão estacionar na Praça João Pessoa (em frente ao Tribunal de Justiça) e em uma área na rua Duque de Caxias, próximo à Praça Rio Branco. O estacionamento das viaturas do Samu, Bombeiros, Guarda Municipal e demais serviços públicos serão realizados na Praça 1817, parte de cima.

Durante o dia todas as ruas permanecerão com uma faixa livre, ocorrendo o fechamento a partir das 17 horas. Foram implantadas placas de sinalização temporárias para facilitar a mobilidade da área.

Também serão monitorados pontos críticos a exemplo da Praça 1817, a avenida Pedro I – na altura do Shopping Tambiá e no anel externo do Parque Solon de Lucena, na altura da Loja Esplanada.

A Semob montará um plano especial para o transporte público durante a Festa das Neves, para o deslocamento dos usuários que vão prestigiar a festa. Mais informações: 0800 281 1518 – 3218 9330

Videomonitoramento – A segurança foi outro item que mereceu a atenção redobrada da PMJP. Esse ano, o evento terá a participação de quarenta homens da Guarda Municipal capacitados para o trabalho preventivo e câmeras de videomonitoramento instaladas em pontos estratégicos da festa profana.

As câmeras de videomonitoramento estão sendo usadas pela primeira vez na festa da padroeira da cidade, sendo utilizada anteriormente no São João da Capital. Segundo o secretário Geraldo Amorim, da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), com a instalação dos equipamentos fica mais fácil proporcionar a segurança da festa, pois eles inibem a criminalidade e auxiliam o policiamento na hora de detectar delitos na área interna do circuito.

“Essa ferramenta proporciona mais eficácia e rapidez no trabalho de segurança e isso ajudou muito no São João e agora vamos repetir na Festa das Neves”, explicou o secretário, lembrando que os guardas municipais estarão dia e noite no evento para ajudar ao policiamento feito pelas polícias do Estado, mas, agindo sempre de forma preventiva que é o objetivo da Semusb.

As equipes da Guarda Municipal estarão distribuídas por toda a festa, utilizando também motos e viaturas nos arredores do local. “Vamos interagir com a população, orientar o cidadão e os comerciantes que estiveram trabalhando na festa para evitar qualquer problema”, concluiu Geraldo Amorim.

Samu – Para acompanhar a programação da Festa das Neves a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) organizou um esquema de cobertura adicional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Três equipes estarão a postos todas as noites para dar suporte à população, com duas ambulâncias e uma motolância.

Nos cinco dias de festa, haverá um Posto Médico Avançado por trás do palco principal, no Ponto de Cem Réis. Nesse local, ficarão fixas uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e uma motolância. Uma Unidade de Suporte Básico (USB) ficará fica na Praça Dom Adauto.

De acordo com a coordenadora do Samu, Nicole Debbaudt, o esquema não afetará a cobertura do Samu nas demais áreas do município. “Organizamos um plantão adicional apenas para a festa das Neves, mas todo o contingente diário do Samu continuará funcionando normalmente”, explicou.

Para entrar em contato com o Samu Metropolitano de João Pessoa, basta ligar para o número 192 e responder às perguntas do atendente. Além do atendimento 24h das ambulâncias, o serviço de motolância funciona das 8h às 18h, e o encaminhamento do serviço é feito por meio da Central de Regulação.

Limpeza – A Autarquia Especial Municipal de Limpeza (Emlur) preparou um esquema especial para garantir a limpeza durante a realização da Festa das Neves 2013.

Pela primeira vez, durante a realização da tradicional festa, a Emlur estará disponibilizando aos participantes do evento, uma tenda instalada na Avenida Visconde de Pelotas, com a presença de fiscais com o objetivo de orientar os visitantes sobre a importância do descarte correto do lixo. Também caberá aos fiscais, distribuir sacolas plásticas aos ambulantes para estimular o correto acondicionamento do lixo.

De acordo com o superintendente Anselmo Castilho, a instalação da tenda é mais uma forma da Emlur interagir diretamente com a população. “Como este espaço, estaremos inseridos ainda mais na festa, assim, vamos observar de perto a necessidade de atuação imediata em alguns casos”, ressaltou o superintendente.

Cerca de 70 agentes de limpeza estarão atuando do início ao término de cada dia do evento. Serão realizados serviços de coleta de resíduos recicláveis como latas de alumínio, garrafas de vidro e papéis, e ainda, varrição e lavagem das principais ruas no Centro, como a Visconde de Pelotas, Pedro I, Duque de Caxias, General Osório, Walfredo Leal, Santa Elias e Odon Bezerra.

Descarte do lixo – Durante a Festa das Neves, o lixo reciclável, coletado pelos agentes de limpeza, será encaminhado aos cinco núcleos de coleta seletiva da cidade. Já os resíduos não recicláveis serão transportados para o Aterro Sanitário Metropolitano Municipal.