Festa de ritmos marca comemoração dos 31 anos de Mangabeira
Centenas de pessoas assistiram na noite desta sexta (25) às comemorações do aniversário de Mangabeira. Os 31 anos do bairro que, na verdade, agrega oito compondo tamanho e PIB de cidade média, foram celebrados com shows na Praça do Coqueiral, com artistas locais, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope).
A abertura ficou por conta do rapper Pertnaz. Morador do bairro, ele exaltou na música “Mangabeira Sete” as características de cidade próprias de sua dimensão. Em seguida, o Grupo Eita de Projeções Folclóricas trouxe xaxado executado por um trio pé de serra acompanhado por casais de dançarinos.
O clima regional seguiu com a apresentação da Quadrilha Sanfona Branca, também de Mangabeira. Com oito anos de fundação e 40 integrantes, dos quais metade estava representada, ela mostrou por que também é páreo duro na disputa por mais um título além dos três já conquistados nos Festivais de Quadrilhas da Capital.
O pop rock jovem do Mafiota ecoou pela praça às 23h. Os rapazes tocaram versões de Tim Maia, Jorge Ben Jor, Nação Zumbi e Alceu Valença. Rayane Stefanny encerrou a noite com um desfile de forró estilizado, swingueira e brega à Dorgival Dantas e Reginaldo Rossi.
Orgulho mangabeirense – Os “mangabeirenses” expressam orgulho por morar em um bairro onde se encontra de tudo. “Aqui só falta a praia!”, brinca o montador Joalisson Dantas. “Mangabeira é o retrato da ocupação de João Pessoa por gente do interior; cresceu com as migrações e tem a Paraíba inteira dentro dele”, considera Elycarlos Aguiar, líder comunitário.
“Toda esta diversidade resulta num bairro com uma grande força cultural, com grupos artísticos de renome de cada segmento”, exalta o funcionário público Roberto Black.
O bairro em números – Com cerca de 76 mil habitantes, o bairro nasceu como Conjunto Habitacional Tarcísio de Miranda Burity. É o mais populoso da Paraíba. Caso fosse uma cidade, seria a sexta em número de habitantes e perderia apenas para João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Patos e Bayeux.
Pelos dados do IBGE, 94,4% da sua população é alfabetizada, deixando Mangabeira na 26ª posição no ranking de escolaridade. A maior parte das pessoas, 10,31%, é composta por adultos entre 25 e 29 anos de idade. As mulheres são maioria: somam 40.144 moradores. Os homens, 35.844 habitantes.
Mangabeira conta com 1.893 domicílios. O bairro é subdividido em oito partes que vão de Mangabeira I a VIII. De acordo com o IBGE, o bairro abriga o segundo maior mercado público de João Pessoa e a segunda maior avenida da cidade, a Josefa Taveira, com um grande número de lojas.