Festa de ritmos marca comemoração dos 31 anos de Mangabeira

Por - em 285

Centenas de pessoas assistiram na noite desta sexta (25) às comemorações do aniversário de Mangabeira. Os 31 anos do bairro que, na verdade, agrega oito compondo tamanho e PIB de cidade média, foram celebrados com shows na Praça do Coqueiral, com artistas locais, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope).

A abertura ficou por conta do rapper Pertnaz. Morador do bairro, ele exaltou na música “Mangabeira Sete” as características de cidade próprias de sua dimensão. Em seguida, o Grupo Eita de Projeções Folclóricas trouxe xaxado executado por um trio pé de serra acompanhado por casais de dançarinos.

O clima regional seguiu com a apresentação da Quadrilha Sanfona Branca, também de Mangabeira. Com oito anos de fundação e 40 integrantes, dos quais metade estava representada, ela mostrou por que também é páreo duro na disputa por mais um título além dos três já conquistados nos Festivais de Quadrilhas da Capital.

O pop rock jovem do Mafiota ecoou pela praça às 23h. Os rapazes tocaram versões de Tim Maia, Jorge Ben Jor, Nação Zumbi e Alceu Valença. Rayane Stefanny encerrou a noite com um desfile de forró estilizado, swingueira e brega à Dorgival Dantas e Reginaldo Rossi.

Orgulho mangabeirense – Os “mangabeirenses” expressam orgulho por morar em um bairro onde se encontra de tudo. “Aqui só falta a praia!”, brinca o montador Joalisson Dantas. “Mangabeira é o retrato da ocupação de João Pessoa por gente do interior; cresceu com as migrações e tem a Paraíba inteira dentro dele”, considera Elycarlos Aguiar, líder comunitário.

“Toda esta diversidade resulta num bairro com uma grande força cultural, com grupos artísticos de renome de cada segmento”, exalta o funcionário público Roberto Black.

O bairro em números – Com cerca de 76 mil habitantes, o bairro nasceu como Conjunto Habitacional Tarcísio de Miranda Burity. É o mais populoso da Paraíba. Caso fosse uma cidade, seria a sexta em número de habitantes e perderia apenas para João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Patos e Bayeux.

Pelos dados do IBGE, 94,4% da sua população é alfabetizada, deixando Mangabeira na 26ª posição no ranking de escolaridade. A maior parte das pessoas, 10,31%, é composta por adultos entre 25 e 29 anos de idade. As mulheres são maioria: somam 40.144 moradores. Os homens, 35.844 habitantes.

Mangabeira conta com 1.893 domicílios. O bairro é subdividido em oito partes que vão de Mangabeira I a VIII. De acordo com o IBGE, o bairro abriga o segundo maior mercado público de João Pessoa e a segunda maior avenida da cidade, a Josefa Taveira, com um grande número de lojas.