Festival de Danças Folclóricas vai reunir 850 alunos na Praça da Paz
Depois do sucesso da Mostra de Brinquedos e Rodas Cantadas, o VI Festival de Danças Folclóricas prossegue nestas quarta (17) e quinta-feira (18), envolvendo 850 alunos do Ensino Fundamental I e II e 48 escolas da rede municipal de ensino. As coreografias apresentadas irão revelar o Brasil na sua pluralidade cultural. Este ano, a homenagem vai para a região Sul, que terá algumas de suas danças típicas representadas. O evento começa às 16h, na Praça da Paz, localizada no Bairro dos Bancários.
De acordo com Edvaldo Pinheiro, coordenador do Festival, o ensino das danças folclóricas brasileiras proporciona aos alunos conhecimentos das tradições e costumes do povo brasileiro, bem como a aquisição dos conhecimentos da origem, passos, características, indumentárias e formas coreográficas dessas danças. Isto só vem acrescentar a interdisciplinaridade, já que a partir de então, desenvolvem questões sobre a história, a geografia e a cultura de cada região.
Nos dois dias de Festival, serão apresentados danças típicas das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Não faltarão músicas, roupas e coreografias mostrando a pluralidade de danças como o balaio, o xote, o samba de roda, o xaxado, o carimbo, a invernada, boi de reis, congada, entre outros.
Os alunos que se apresentam no Festival fazem parte do projeto Dança na Escola, da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), numa ação de sua divisão de Educação Física, Esporte e Lazer (Defise). São quase dois mil alunos que trabalham com dança, seja ela folclórica ou contemporânea. O projeto tem apresentado resultados significativos para a comunidade escolar a partir de um esforço conjunto de alunos, professores, diretores de escola e demais segmentos envolvidos. Mas não é só. O Dança na Escola ainda se propõe ao desenvolvimento dos valores sociais, físicos, recreativos, morais, metal e cultural através do ensino da dança, enfatiza a coordenadora Joseneide Correia Behar.