Festival de Flores de Holambra expõe mais de 200 espécies e oferece minicursos

Por - em 693

Luiz Carlos Lima

Pela segunda vez neste ano, o Ponto Cem Réis recebe a beleza das flores do Festival de Holambra. O evento, que abre as portas pela 15ª vez em João Pessoa, cuja primeira realização aconteceu no ano de 2007, está aberto à visitação a partir das 8h desta terça-feira (1º) e segue, diariamente, por 13 dias, até domingo (13). O horário das visitas é sempre das 8h às 18h com entrada gratuita. Na segunda edição deste ano, além das dezenas de espécies de flores, o evento contará com minicursos sobre cultivo de orquídeas, incluindo informações de plantio, adubagem, e tratamento de fungos e pragas na espécie.

Os interessados em aprender mais sobre botânica e paisagismo devem ficar atentos ao calendário dos minicuros dentro da programação. As aulas serão ministradas pelo paisagista Diego Dias, que acumula mais de dez anos de experiência com plantas de difícil manejo. Os minicursos terão duração de uma hora e acontecerão nos dias 3, 4, 10 e 11, sempre com início às 9h. A inscrição é gratuita, mas é preciso chegar cedo, pois as turmas serão limitadas a 15 participantes por vez.

Durante os 13 dias de Festival estarão expostas espécies comuns e outras mais raras de serem encontradas. Entre as diversas espécies expostas estão violetas, jasmins, lírios, cravos, samambaias, cactos e tuias. No entanto, as plantas exóticas são as que mais atraem a atenção do público, a exemplo das carnívoras, orquídeas, bonsais, begônias, lisianthus e bromélias.

O Festival é fruto de uma parceria entre a Associação Beneficente Casa da União e o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, e conta com apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Um dos objetivos do evento é arrecadar fundos para dar continuidade às ações de assistência social na comunidade de Engenho Velho, na zona rural da Capital.

Estrutura – A variedade de plantas expostas na Feira de Flores ultrapassará 200 espécies em um espaço de 432 metros quadrados (m²) coberto por tendas semifechadas. Entre os tipos disponíveis o público encontrará violetas, jasmins, lírios, cravos, samambaias, cactos e tuias, além de plantas pouco comuns no nordeste a exemplo das carnívoras, orquídeas, bonsais, begônias, lisianthus e bromélias. Todas serão vendidas a preços populares e a entrada é franca.