Festival de Música Clássica encanta público em concertos nas igrejas do Carmo e São Francisco

Por Max Oliveira - em 703

igrejadocarmofestivalinternacionaldemusicaclassica_fotogilbertofirmino-5O Festival Internacional de Música Clássica segue nesta terça-feira (29) com concertos musicais gratuitos em igrejas do Centro de João Pessoa – transformadas em cenários para performances de músicos de vários lugares do mundo, que se reúnem na Capital até o próximo sábado (3), na quarta edição do evento que já está incorporado ao calendário cultural do pessoense.

 As apresentações se iniciam sempre a partir das 14h30 e a primeira performance do dia ocorrerá no Mosteiro de São Bento. Em seguida, acontecerão apresentações na Primeira Igreja Batista, às 16h, Igreja do Carmo, às 18h e às 20h, na Igreja de São Francisco. A organização é da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Ministério da Cultura.

Na noite desta segunda-feira (28), o público mais uma vez prestigiou o evento, que nesta edição tem como tema o jazz clássico. As igrejas do Carmo e de São Francisco – Centro Histórico da Capital – ficaram lotadas. O entusiasmo dos pessoenses, combinado a exuberância dos dois lugares, formou um cenário onde a música tocou fundo no coração das pessoas. “O povo de João Pessoa abraçou o evento, e isso para um músico que vem de fora, com um patrimônio maravilhoso que a gente tem, é uma coisa maravilhosa”, avaliou Alberto Johnson, um dos diretores do evento.

igrejadocarmofestivalinternacionaldemusicaclassica_fotogilbertofirmino-4As performances na Igreja do Carmo reuniram nomes como Isabella Piccioni e Pamela Kubik (violino), Lucas Aisemberg (viola) e Anastásia Feruleva (violoncelo), executando o programa em quarteto. Na Igreja de São Francisco as apresentações foram combinadas em quarteto e duetos entre os músicos Rosanne Phippens (violino), Michael Stirling (violoncelo), Mirsa Adami (piano) e FemkeLjlstra (saxofone).

Uma noite para ficar na memória e as emoções compartilhadas em família. Juntas três gerações e um amor incondicional pela boa música. A professora aposentada Francisca de Souza Andrade falou que sempre acompanha o Festival. “É uma maravilha. Essa música é algo que nos preenche, por isso que venho sempre”, afirmou, enquanto a sua filha, a advogada Kátia Cristina Andrade, lembrou da qualidade dos músicos.  “São fantásticos. É um evento que vale a pena assistir porque tem bom gosto, tanto na escolha dos músicos quanto os locais da nossa cidade”, pontuou.

Por fim, a estudante Tais de Andrade falou da emoção vivida durante a abertura do Festival no último domingo, ressaltando que pretende acompanhar o máximo de apresentações até o encerramento, previsto para acontecer sábado (3), com um grande concerto na Lagoa do Parque Solon de Lucena. “Estou gostando da organização – começando sempre no horário. E as apresentações são incríveis, sempre nos emocionando e proporcionando um grande espetáculo, como o da abertura que foi sensacional”, revelou.