Festival de Música Clássica: programação reúne músicos e estilos para todos os gostos

Por Max Oliveira - em 707

triodecordasufg_fotogilbertofirmino-3A programação desta quarta-feira (30) do 4° Festival Internacional de Música Clássica reúne performances de músicos brasileiros e de vários lugares do mundo. Os concertos são gratuitos e acontecem em igrejas do centro da Capital, com início ás 14h30 e encerramento às 20h. O evento é organizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Ministério da Cultura.

A primeira performance do dia será na Igreja do Carmo, com o concerto do Trio de Cordas da Universidade de Goiás, a partir das 14h30. Em seguida, os músicos paraibanos Daniel Espinoza (viola), Daniel Pina (contrabaixo) e Lucas Bojikian (piano) se apresentam na Primeira Igreja Batista, às 16h.  Na Igreja do Carmo, a partir das 18h, será a vez do quarteto de cordas formado por músicos da Itália, Argentina e Russia se apresentar. Por fim, a quarta-feira musical se encerra às 20h, na Igreja de São Francisco, com quinteto de músicos da Holanda, Sérvia, México, Albânia e Inglaterra.

Este ano o evento tem como tema o jazz clássico, mas é uma celebração a música. A plateia corrobora com a homenagem e prestigia o evento de forma heterogênea. Faixas etárias distintas, gostos musicais variados, numa celebração ao encanto produzido pela música. “É muito gratificante você acolher um público tão apreciativo, e numa igreja tão linda como essa é magnífico. A plateia aqui em João Pessoa é bem variada, tem pessoas de todas as idades, que admiram a música clássica”, disse David Gardner, do Trio de Cordas de Goiás, após o concerto na Igreja do Carmo, na noite desta terça-feira (29).

davidgardnervioloncelo_fotogilbertofirmino-5Concerto que combinou, além de apresentação em trio, performances em dueto para violino e violoncelo e solo de violino. O programa contou com composições de Bach, Handel e Beethoven. Movimentos e interpretações precisas, que, mais uma vez, cativou a plateia da Capital. “São concertos que mexem com o público pela grandeza da música”, disse o estudante André Nunes, 23 anos, acompanhado de uma amiga cearense que está aproveitando a programação do festival em João Pessoa. “Sou do Crato, e quando decidi vir pra cá a passeio, não esperava encontrar um evento de uma qualidade como esse”, afirmou Raissa Akino, 22 anos.

A noite de boa música do Festival Internacional foi encerrada na Igreja de São Francisco com concertos da mexicana Dana Zemtsov na viola, Rosanne Philippens, da Holanda, no violino, e a pianista albanesa Mirsa Adami. Uma reunião de grandes músicos da música mundial, em movimentos virtuosos e sensíveis – uma combinação que o público pessoense está cada vez mais encantado.