Festival de Música Clássica recebe o projeto Ação Social pela Música e grupo Iamaká na tarde desta terça-feira

Por Rômulo Teodorico - em 1050

Mais dois concertos movimentam a programação da tarde do 7º Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa nesta terça-feira (26). A partir das 14h30, a Orquestra do projeto Ação Social Pela Música do Brasil (ASMB) se apresenta no Mosteiro de São Bento. Logo após, às 16h, na Primeira Igreja Batista, localizada no Centro da Capital, recebe o grupo Iamaká e o coro da Câmara de Campina Grande. O evento é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope). A entrada é gratuita.

Em seu primeiro concerto desta segunda-feira (25), o evento recebeu a Orquestra Filarmônica Jovem da UFPB, que trouxe grandes nomes da música popular brasileira, como Luiz Gonzaga e João do Vale e nomes internacionais, a exemplo de Michael Jackson. A orquestra é um projeto de extensão que envolve cidadania e prática orquestral para estudantes de música da grande João Pessoa. Coordenada pelo professor Geraldo D. Rocha, a orquestra vem realizando uma série de espetáculos sinfônicos temáticos, como “60 anos da Bossa Nova” e outros.

Com participação de um grande público, mais de 40 estudantes da Rede Municipal de João Pessoa tiveram a oportunidade de assistir a essa apresentação. Na programação desta segunda-feira, os alunos da Escola Cônico João de Deus visitaram o Mosteiro de São Bento para ver de perto o festival. Durante toda a semana outras escolas irão participar do evento. “É bastante importante incluir os nossos alunos na programação do Festival, que em todas as nossas edições tem espaço garantido. Com isso, a gestão do prefeito Luciano Cartaxo garante à Rede Municipal a oportunidade de participar do festival”, disse o diretor executivo da Funjope, Maurício Burity.

O estudante da Rede Municipal de João Pessoa, Daivison Willian, de 15 anos, disse que se emocionou em participar pela primeira vez do festival e que deseja visitar outros dias. “A nossa Escola Cônico João de Deus nos trouxe para assistir esses músicos tocando e eu que já participei da banda da escola, fiquei muito feliz em poder ver de perto profissionais da música se apresentando. É uma emoção que não tem como explicar, porque antes só assistia pela TV e internet, agora estou vendo ao vivo”, disse.

Dando continuidade a programação da tarde do Festival de Música Clássica, a Primeira Igreja Batista recebeu o grupo Camerata da Vila, do Rio de Janeiro. O grupo surgiu em 2018 e é fruto da dedicação e talento de jovens moradores do Morro dos Macacos e integrantes do projeto Ação Social pela Música do Brasil (ASMB). Camerata da Vila foi formado visando o aprimoramento técnico e artístico dos jovens, o estímulo à formação acadêmica e profissional de seus integrantes.

O estudante de direito, Eduardo Lima, disse que separou um tempinho do seu dia corrido, que mistura entre trabalho e a faculdade, para prestigiar o festival, que em sua opinião tem ganhado espaço na programação de eventos da cidade de João Pessoa. “Me sinto orgulhoso em dizer que sou de João Pessoa, pois ver minha cidade sediar um evento dessa proporção é emocionante. Sem dúvidas, João Pessoa está sendo bem cuidada pela gestão municipal, que organiza eventos importantes para toda a população”, destacou o estudante.

Festival – O Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa conta com 22 apresentações (concertos e recitais), 12 masterclasses e mais de 30 atrações. O evento, um dos mais destacados do gênero erudito no Brasil, e que em sua sétima edição homenageia a Bossa Nova, está sendo realizado até o dia 30 de novembro.

Para conferir mais notícias, toda programação de concertos, locais, além do perfil dos músicos é só acessar o site oficial do evento: musicaclassica.joaopessoa.pb.gov.br .