Festival encerra quarto dia com concertos nas igrejas do Carmo e São Francisco

Por Max Oliveira - em 733

igrejadocarmofestivalinternacionaldemusicaclassica_fotogilbertofirmino-5Igrejas lotadas, performances antológicas e uma cidade cada vez mais apaixonada pela música clássica. O sucesso da 4° edição do Festival Internacional de Música está garantido e o evento cultural consolidado como um dos principais do ano em João Pessoa. Nesta quinta-feira (31) tem mais. A programação segue com quatro concertos gratuitos durante a tarde e também à noite.

As apresentações se iniciam sempre a partir das 14h30 e a primeira performance do dia ocorrerá no Mosteiro de São Bento com o concerto do Trio de Cordas da Universidade Federal de Goiás. Em seguida, o grupo “DuAs”, do Brasil, apresenta um programa contendo canções populares, danças romenas e espanholas, a partir das 16h, na Primeira Igreja Batista. A Igreja do Carmo recebe, a partir das 18h, um trio de músicos da Sérvia, México e Inglaterra. Já a Igreja de São Francisco recebe o trio de músicos da Holanda e Albânia, no encerramento o quinto dia, às 20h.

A organização é da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Ministério da Cultura. Na noite desta quarta-feira (30), as igrejas do Carmo e São Francisco, mais uma vez, receberam concertos para entrar para história – do público e também dos músicos, como destacou a violinista argentina Pamela Kubik.

igrejadosaofranciscofestivalinternacionaldemusicaclassica_fotogilbertofirmino-1“João Pessoa é uma cidade maravilhosa e as pessoas são muito carinhosas com a gente. Isso faz dessa noite realmente inesquecível. É muito gratificante ver a maneira como eles se comportam durante o concerto, as crianças aprendendo um pouco mais sobre a música clássica, famílias inteiras reunidas”, disse Pamela Kubik, que se apresentou Igreja do Carmo ao lado da italiana Isabella Piccioni (violino), do italiano Juan Lucas (viola) e da russa Anastasia Feruleva (violoncelo).

Na Igreja de São Francisco o concerto reuniu o quinteto formado pela holandesa Rosanne Phillipens (violino), a sérvia Julila Hartig (violino), a mexicana Dana Zemtsov (viola), o inglês Mick Stirling (violoncelo) e a albanesa Mirsa Adami (piano). A noite musical foi uma experiência que o casal Roseli Gama e Altemir Garcia vivenciou junto. Proprietários de uma galeria de arte e com filho músico, o programa, vai ficar na memória dos dois, destaca Roseli. “Eu adoro música clássica, trabalho com artes visuais, tenho um filho músico. Enfim, é uma coisa que está dentro de mim. É uma iniciativa louvável e que eu procuro assistir sempre, dando uma saidinha mais cedo do trabalho para não perder”, afirmou.