Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa encanta turistas no Centro Histórico

Por Max Oliveira - em 712

Com o encontro de músicos locais e de várias nacionalidades, o Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa segue com sua programação nesta terça-feira (27), no Centro Histórico da Capital. Os concertos são gratuitos, tendo início às 14h30 e se estendendo até as 20h, no Mosteiro de São Bento, Primeira Igreja Batista, Igreja do Carmo e Igreja de São Francisco. A beleza das igrejas revestidas pela harmonia dos músicos encantou mais uma vez turistas e visitantes.

Em sua 6° edição, o Festival se consolida no calendário cultural da cidade, tanto na perspectiva do público, que comparece sempre em grande número em todos os concertos, como na dos músicos. Na noite desta segunda-feira (26) esta relação ficou comprovada através da atmosfera criada em torno  dos concertos realizados nas igrejas do Carmo e de São Francisco. Na primeira, o trio de cordas composto pelo argentino Humberto Ridolfi (violino), a mexicana Dana Zemtsov (viola) e a holandesa Mirjam Bosma (violoncelo), encantou a plateia com performances sensíveis, de clássicos de Beethoven, L. Boccherini e Enescu.

“Eu estive aqui há dois anos, na 4° edição, e foi uma semana mágica de concertos e uma ótima relação com o publico”, disse a violinista mexicana Dana Zemtsov, acompanhada do argentino Humberto Ridolfi, que completou falando que o ambiente das igrejas históricas e o público pessoense são especiais. “Existe uma energia diferente aqui que eu gosto muito. São igrejas belíssimas e bem antigas, com o público fazendo silêncio e aplaudindo com muito entusiasmo no final de cada música – acho que o Festival já entrou no coração das pessoas e é muito bom fazer parte disso”, afirmou o músico.

Outro destaque do Festival Internacional de Música Clássica João Pessoa, que também se consolida nesta 6° edição, é que ele insere a Capital paraibana na rota do turismo dos eventos dos grandes eventos de música. Um grupo formado por cerca de 50 turistas de Curitiba (PR) acompanhou o concerto que encerrou a noite desta segunda (26), na Igreja de São Francisco. A aposentada Fátima Pires disse que a viagem foi agendada há três meses, especialmente para acompanhar o evento.

“Chegamos no domingo de tarde e já viemos diretamente para o concerto de abertura, que foi lindo. Hoje fizemos um city tour pela cidade, visitando os pontos turísticos, e todo mundo ta gostando muito. Mas vamos acompanhar o festival todos os dias”, garantiu.

O concerto da Igreja de São Francisco teve a participação de músicos de cinco nacionalidades diferentes – em apresentações que combinaram performances em quinteto e solo. “A música é universal, todo mundo se entende e a gente agradece”, brincou o professor  George Silveira, sobre a reunião dos músicos Mark Gothoni (Finlândia), Sarah Loerkens ( Suíça), Mikhail Zemtsov (Rússia), Eveline Kraayenhof  (Holanda) e  Sasha Grynyuk (Ucrânia).

A programação completa e todas as informações do evento realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope), estão disponíveis no site http://musicaclassica.joaopessoa.pb.gov.br/.