Filme patrocinado pelo edital Walfredo Rodrigues estreia na Mostra de Tiradentes-MG

Por Juneldo Moraes - em 1192

Boa notícia para o audiovisual paraibano. O longa-metrragem “Rebento”, de André Morais, patrocinado integralmente pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope), estreia nesta sexta-feira (26), na Mostra de Cinema de Tiradentes-MG, que chega à 21ª edição. O filme foi um dos vencedores do Edital Walfredo Rodrigues do Audiovisual 2012/201 promovido pela Funjope.

Com roteiro e direção de André Morais, “Rebento” é uma ficção que conta a história de uma mulher que, após matar o filho recém-nascido, abandona casa e família em busca de um destino desconhecido. Ela anda durante um dia inteiro, abraçada a uma melancia e tem encontros breves que marcarão a sua vida, enfrentando um mundo às vezes hostil e às vezes delicado, na tentativa de conviver com o amor e o desamor que traz em si.

Rodado em várias cidades da Paraíba, com técnicos e atores do estado, o longa tem roteiro e direção de André Morais, direção de fotografia de João Carlos Beltrão, música original de Eli-Eri Moura. No elenco, Ingrid Trigueiro, Zezita Matos, Fernando Teixeira, Zé Guilherme Amaral, Verônica Cavalcanti, Margarida Santos, Palmira Palhano, Itamira Barbosa, Angélica Lemos, Anna Luiza Pordeus e Franck Ferreira.

Para o diretor André Morais “é uma alegria muito grande estrear este filme na Mostra Tiradentes, pois é um festival que aposta no risco, aposta na formação, na exibição de trabalhos de novos diretores que estão despontando no mercado brasileiro. Eu fico muito feliz de fazer parte de umaprodução paraibana e perceber que está no mesmo nível do que está sendo produzido em outros estados”, disse.

Com roteiro desenvolvido com o apoio da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/Minc), “Rebento” foi produzido pela Alarido Produções Culturais e pela Pigmento Cinematográfico, produtora paraibana fundada em 2009 por profissionais que atuam há mais de 15 anos no mercado de cinema e audiovisual.O filme encerra a Mostra Aurora, dedicada aos novos diretores.

O diretor –André Morais é um artista múltiplo. Sua obra passeia com naturalidade pelo teatro e pelo cinema. Ator, diretor, dramaturgo e roteirista. Dirigiu o curta-metragem “Alma”, que recebeu o prêmio de Melhor Curta de Ficção no Festival Alucine em Toronto no Canadá. Seus espetáculos teatrais já se apresentaram em todas as regiões brasileiras, chegando também a Portugal.

Incentivo – A Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Funjope, em parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), vem investindo anualmente R$ 3.600.00,00 no segmento audiovisual, que conta com um edital exclusivo, o Walfredo Rodrigues. Com esses recursos, João Pessoa se tornou, segundo dados da Ancine, a terceira capital brasileira onde mais se investe na produção audiovisual.