Finalistas se preparam para etapa final do FashionTech

Por - em 285

Os finalistas do FashionTech, concurso de novos estilistas da Estação da Moda, estão correndo contra o tempo para finalizar as coleções que serão apresentadas na última etapa do concurso, que acontece nos próximos dias 5 e 6 de fevereiro. Além de uma coleção com 30 produções, os finalistas apresentarão o protótipo de um look, seguindo desenho e especificações da proposta.

Foram selecionados para a final a professora de História da Arte Atena Pontes de Miranda; os estudantes Carina Vilar Queiroz e Werlleson Wiler Moura Silva; a designer Lucyana Xavier de Azevedo; a técnica em Produção de Moda Brígida Emanuelli Silva Spinelli; e o estilista amador Rivaldo Paiva da Silva Júnior.

O sorteio que definirá a ordem de apresentação dos finalistas ocorrerá no dia 3 de fevereiro, em local a ser definido pela coordenação da Estação da Moda. A divulgação do resultado final do concurso está prevista para o dia 7 de fevereiro.

A técnica em Produção de Moda, Brígida Spinelli, conta que está aproveitando o período de produção para extrair o máximo do tema escolhido para a coleção. “A minha coleção é formada não só de roupas, mas de conceitos, como a importância de preservarmos a natureza e os recursos naturais. É um alerta acima de tudo, já que o aquecimento global se agrava a cada dia, comprometendo as gerações futuras”, ressaltou.

Já o estudante de design de Moda do Unipê, Willer Moura, afirma que o processo de criação não está sendo fácil, mas que está confiante no trabalho em desenvolvimento. “É um período conturbado porque tenho que conciliar a criação com o trabalho e a rotina da casa. Mesmo assim, estou confiante de que vai dar tempo entregar tudo dentro do prazo”, disse.

Para a professora de História da Arte, Atena Pontes, um misto acelerado de expectativa e produção permeia esta fase final do concurso. “Pesquisar, desenhar, materializar é um trabalho criativo inusitado e agradável”, acrescenta. Com mestrado pela Université de la Mode (Lyon/França), Atena afirma que ter seu trabalho selecionado é gratificante. “Representa o interesse pela técnica que venho desenvolvendo, a valorização da produção artesanal e um ambiente produtivo de discussão”, ressalta.

Premiação – O concurso FashionTech premia o vencedor com o desenvolvimento de uma coleção (30 looks), incluindo material e mão de obra; desfile de apresentação com todas as despesas incluídas; e uma visita técnica ao Senai/Cetiqt, no Rio de Janeiro.

Parceiros – O concurso de novos estilistas da Estação da Moda tem o apoio de V Agency Agência de Modelos, Mariana Make Hair, Karmélia Calçados, Aviamentos e Cia, Senai, Sebrae, Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Estação da Moda – É um Centro Vocacional Tecnológico (CTV) ligado a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Trata-se de um espaço destinado à capacitação tecnológica por meio do ensino profissionalizante de corte e costura em máquinas industriais. Além dos cursos permanentes oferecidos pelo CVT, a Estação da Moda ainda realiza projetos e promove eventos voltados para a capacitação, criação e difusão do setor.

Reforma – O prédio da Estação da Moda, localizado na Rua Rosário di Lorenzo, no bairro do Varadouro, passará por reforma durante o mês de janeiro. Com isso, para obter mais informações sobre os cursos e serviços oferecidos pela Estação, o público deverá se dirigir à Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) da PMJP, localizada no Centro Administrativo Municipal, em Água Fria, ou por meio do telefone: 3214-3424.