Finanças implanta qualidade total para melhorar serviços ao público

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A Secretaria de Finanças (Sefin) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) vai implantar um programa de qualidade total, para melhorar os serviços oferecidos aos contribuintes da Capital. O programa já está no orçamento da Sefin para o próximo ano e o pontapé inicial foi dado na noite da última quinta-feira (4), com a realização de uma palestra motivacional que contou com a participação de 90 dos 94 servidores do órgão. O resultado pôde ser visto no dia seguinte, quando os funcionários retornaram ao trabalho.

“O que mais me marcou foi quando a palestrante falou que precisamos sempre fazer o melhor e ver as oportunidades nos problemas. Hoje, quando levantei para trabalhar em plena sexta-feira, me senti mais animado e ao chegar na Secretaria notei que os meus colegas também estavam motivados. Com certeza valeu à pena esticar o expediente para participar dessa palestra”, disse o coordenador de Informática da Sefin, Leandro Azevedo.

O mesmo sentimento foi compartilhado pelo funcionário Antônio Carlos Rosendo Santiago, que – apesar de já ter 35 anos de serviço público – diz que gosta do seu trabalho e o faz com alegria. “Trabalho com liquidação e análise de processos para pagamento há oito anos e descobri nesse trabalho o meu eu. Eu tenho alegria de fazer o que faço, porque faço o que eu gosto, mas eu confesso que quando me chamaram para essa palestra eu comentei com alguns colegas: ‘vai seu um daqueles eventos que a gente fica louco para ir embora’. Mas eu queimei minha língua. Foi maravilhoso e quando cheguei hoje na Secretaria fui logo dizendo a todo mundo que devia ter uma palestra dessa todo mês”, contou.

Segundo a diretora administrativa-financeira da Sefin, Célia Regina Rocha Barreto, a iniciativa de realizar a palestra para os servidores nasceu da necessidade de motivar o grupo, que tinha passado pela perda recente de um secretário (Gervásio Maia) e experimentava um período de transição com outro gestor.

“A palestra foi ministrada pela consultora organizacional Nadja Pessoa, e abordou um trecho de uma música de Gonzaguinha ‘A vida devia ser bem melhor e será’. Foi muito bom e consideramos como o início de um programa de qualificação de recursos humanos que a Secretaria vai implantar no próximo ano e que já está previsto no orçamento. A Sefin é uma secretaria de ponta, mas é muito técnica e às vezes esquecemos de trabalhar os relacionamentos humanos. Precisamos investir nos recursos humanos para melhor a prestação do serviço à população. A Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) já faz um trabalho semelhante, que está dando ótimos resultados e a diretora de Recursos Humanos do órgão, Sandra Regina de Araújo, esteve no evento como convidada”, disse Célia.