Fiscalização nos meios de hospedagem de João Pessoa agrada turistas

Por - em 810

Ana Neves

O trabalho preventivo de combate a exploração sexual na capital realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Turismo (Setur), continua sendo realizado através da fiscalização nos meios de hospedagem da orla. Já foram visitados 44 meios de hospedagem. A fiscalização visa orientar proprietários sobre o cumprimento da Lei Federal 11.577/07, que trata do trabalho preventivo de exploração sexual contra crianças e adolescentes.

O trabalho ressalta a obrigatoriedade de afixação do cartaz do Disque 100 além da orientação de gerentes e funcionários, para que em caso de desconfiança de prática de exploração sexual de criança e adolescente, ou mesmo de adultos, recorram aos conselhos tutelares da região, bem como solicitem  auxilio através do Disque 100 e da Policia Militar, pelo número 190.

A fiscalização é permanente. Esta semana a equipe visitou os meios de hospedagem (hotéis e pousadas) localizados na orla e não foi constatada nenhuma irregularidade. Durante a visita, além da distribuição do código de conduta do turismo contra a exploração sexual estão sendo distribuídos os materiais educativos da campanha “Todos contra a exploração sexual de crianças e adolescentes” além da renovação do cartaz da campanha.

O chefe de pesquisa de tecnologia da informação, Paulo Galvão, disse que a cidade de João Pessoa é reconhecida como turismo familiar, isso por sua prática de preservação aos bons costumes e família. Ao longo dos anos e através desse trabalho preventivo de fiscalização os hospedes já se acostumaram e ate elogiam essas ações.

Outra questão que Galvão ressalta é com relação as unidades adaptadas para pessoas que necessitam de atendimento especial como cadeirantes e pessoas portadoras de necessidades. A cidade de João Pessoa tem se adaptado e recebido muitos turistas que buscam a tranqüilidade da cidade e conforto oferecido pela rede hoteleira.

De acordo com o chefe de fiscalização, Adauto Brito, durante a fiscalização também são feitas abordagem a alguns hospedes, sobre o procedimento adotado pelo hotel durante o check in, confirmando que foram exigidos os documentos de menores e essa medida vem agradando os visitantes que se sentem mais seguros com essa campanha.