Flamenkinho e Guegué Medeiros se apresentam nesta 4ª na Estação Cabo Branco

Por - em 552

O quarteto Flamenkinko e o baterista e percussionista paraibano Guegué Medeiros são as atrações desta quarta-feira (21) no Festival da Semana do Músico 2012. Os shows são gratuitos e acontecem, respectivamente, às 18h e 20h, no anfiteatro da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano. O local tem capacidade para 300 pessoas.

Flamenkinho – A fusão de flamenco, jazz e música brasileira, fruto da cabeça do hispano-argentino Sebastian Pitre, do grupo Flamenkinho, dá o tom de world music prevalente da Semana do Músico. Os músicos brasileiros são todos paraibanos. Juntos, encontraram as possibilidades de transpor os ritmos e formatar um trabalho criativo, unindo o flamenco, o jazz e os temperos musicais brasileiros, como o forró, o samba e a bossa nova.

Em um ano e meio de existência, a banda tem um álbum gravado. Paralelo ao Flamenkinho, Pitre desenvolve um projeto solo em que agrega ao tango, símbolo de sua Argentina natal, influências de ritmos de outros países: “Próxima semana, viajarei ao Marrocos para me apresentar e fazer pesquisas etnomusicológicas”, adianta.

Guegué Medeiros – Baterista e percussionista da banda de Chico César, Guegué Medeiros, se apresenta também nesta quarta-feira (21), às 20h. Ele lança o CD “Aos Meus”. Durante sua trajetória musical, Guegué Medeiros tem participado de trabalhos com artistas como Renata Arruda, Ney Matogrosso, Luiza Possi, Xangai, Quinteto da Paraíba e Elba Ramalho.

O evento – Terminando neste domingo (25), a Semana do Músico conta com a parceria do projeto Circuito de Mostra de Jazz Brasil, aprovado pelo Ministério da Cultura (MinC).

Com o foco na música instrumental, o evento traz talentos da terra, como o grupo JP Sax, os músicos do Quarteto de Trombones e da Camerata Popular da Paraíba, além dos jovens flautistas da ONG Pequeno Davi. Mas também abre vasto leque para a influência artística de outros Estados, sobretudo São Paulo, com a contribuição da decana Banda Mantiqueira, com seus 14 integrantes de formação enraizada na MPB, e da Traditional Jazz Band, de 1964, e com apresentações pela América Latina e EUA.

Também há representantes promissores dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Maranhão, como o baterista Júnior Eugênio, o pianista PC Bezerra e o guitarrista Ozielzinho, respectivamente; cada um encarregado de dividir os seus conhecimentos em oficinas gratuitas. Só da Bahia, estado notório pela exportação de artistas, vêm três: os percussionistas Cara de Cobra e Ambru (da banda de Ivete Sangalo) e o guitarrista Luciano Magno.

Já a participação de artistas internacionais acrescenta um tempero caliente a estes trópicos já acostumados a temperaturas elevadas. O pianista cubano de Guantánamo Pepe Cisneros, fundador da banda Pepe Cisneros Cuba 07, ministra oficina e também faz show na quinta (22). “A proposta do evento, cujo principal chamariz são as oficinas, é provocar a troca de experiências entre artistas de eixos extremos do Brasil, sem a qual talvez isso não fosse possível. A nossa produção musical é respeitável e merece ser conhecida também lá fora”, ressalta o chefe do setor de Eventos da Estação e organizador da Semana do Músico, Rivaldo Dias,.

Serviço:

Shows

Data: quarta-feira, 21/11

Flamenkinho (PB), às 18h

Guegué Medeiros (PB), às 20h- (Lançamento do CD “Aos Meus”)

Local: Anfiteatro da Estação Cabo Branco