Flávio José, Biliu de Campina e Caçuá são atrações nesta sexta
Uma programação legitimamente nordestina. É assim que o cantor e compositor Flávio José define o ‘São João em João Pessoa O Melhor da Gente’. O artista é uma das atrações do arraial da Capital, nesta sexta-feira (18), no Ponto de Cem Réis. Também se apresentarão no mesmo palco o cantor Biliu de Campina e o Grupo Caçuá. A realização do evento, que se estende até o dia 29 deste mês, é da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Fundação Cultural (Funjope).
Para Flávio José, a programação junina de João Pessoa se difere das demais por se firmar nas origens desta que é a festa mais tradicional do Nordeste brasileiro. Nenhuma outra cidade oferece uma programação tão autêntica como a da nossa Capital, ressalta. Ele disse ainda que se sente honrado em participar da festa, tanto por cantar no seu Estado natal quanto por fazer parte de uma programação que valoriza a verdadeira música de São João. A Funjope está de parabéns, completa.
Artista que figura na lista dos mais autênticos de sua geração, Flávio José nasceu na cidade de Monteiro, interior da Paraíba, e já aos 7 anos de idade se iniciava no mundo da música. Forrozeiro com estilo personalíssimo, ele se mantém atemporal e original, produzindo um forró que atende a todas as camadas sociais sem fazer concessões mercadológicas, com uma obra que toca pela força de suas mensagens. Intérprete da boa música romântica nordestina, Flávio José valoriza os parceiros e compositores da região, gravando com arranjos simples e diretos.
Reverenciado como o Rei do Xote, Flávio tem oito LPs e 17 CDs gravados, em mais de 30 anos de carreira consolidada. Nesta sexta (11), ele brindará o público com um repertório recheado de xotes românticos, como Que nem vem vem, Um passarinho, Quando bate o coração, Tareco e mariola, Mensageiro beija-flor, Filho do dono, Caia por cima de mim, Engenho velho, Espumas ao vento, Sem ferrolho e sem tramela, De mala e cuia, entre muitas outras músicas.
Biliu e Caçuá Na mesma noite, Severino Xavier de Sousa, mais conhecido como Biliu de Campina, também fará a festa no Ponto de Cem Réis. O forrozeiro, que deixou de ser advogado para se dedicar à música, se auto-intitula o maior carrego de Campina e se destaca pela crítica que faz à industrialização da música popular nordestina. Por essa razão, não poupa elogios à programação do São João da Capital. Traz o melhor que temos na Paraíba e fora dela, artistas que se propõem a fazer cultura e a defender a tradicional festa de São João nordestina, frisa.
Biliu lançou três discos independentes: Tributo a Jackson e Rosil; Forró o ano inteiro e Matéria paga, além de dois CDs independentes: Do jeito que o diabo gosta e Forrobodologia. Em 2002, mantendo seu lado irreverente, lança: Diga sim a Biliu de Campina, trocadilho com a campanha nacional ‘Diga Não à Pirataria’. A música de Biliu se baseia nos forrós tradicionais, com o suingue característico dos discípulos de Jackson do Pendeiro e uma boa dose de irreverência no duplo sentido das letras, que mostra bem toda a malícia e o bom humor nordestinos.
A programação desta sexta-feira (18) do ‘São João em João Pessoa O Melhor da Gente’ traz ainda o Grupo Caçuá, com o show ‘Batuques e Cantos’. Durante 1h10, os oito integrantes do grupo vão mostrar a rica variedade de amarrações e pisadas coletadas com os mestres da cultura popular de Alagoas e Pernambuco. Músicas que foram coletadas (ou compostas) por Sinhá Baunga, Mestre Alexandre, Dona Liu, Mestra Ilda do Coco e Mestre Verdilinho, pára-Mestra Jôse e o pesquisador Naldinho. O repertório também traz composições do próprio grupo.