Formulário do FMC pode ser acessado no portal da PMJP
O edital de nº 01/2009, referente ao Fundo Municipal de Cultura (FMC), já está disponível no portal da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). Podem ser inscritos projetos em 13 áreas artístico-culturais e para facilitar o processo de inscrição, que começou nesta terça-feira (15), o formulário padrão também está acessível na internet para impressão. Este ano será R$ 1 milhão em financiamento.
De acordo com o artigo 2º da Lei 9.560/01, que institui o fundo, os projetos inscritos no FMC devem se enquadrar em uma ou mais das seguintes áreas artístico-culturais: música, dança, teatro, circo, ópera, audiovisual, literatura, artes visuais, cultura popular, artesanato, acervo e patrimônio histórico, museologia e biblioteca. O candidato ao incentivo pode ser pessoa física ou jurídica e é permitida a inscrição apenas de uma proposta.
A inscrição dos projetos será processada mediante protocolo do formulário-padrão, juntamente com a documentação exigida no edital. A ficha será disponibilizada pela Secretaria do FMC tanto em endereço eletrônico www.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/funjope como no disquete, CD e pen-drive do proponente.
Será aceita como proponente qualquer pessoa física residente no município de João Pessoa ou jurídica, desde que tenha sede e foro no município de João Pessoa. Nesse último caso, o candidato precisa ter objetivos e atuação na área artístico-cultural e ser responsável pela promoção e execução de projeto.
Inscrições na sede e via Correios Segundo o edital de nº 01/2009, as inscrições podem ser realizadas de duas formas. Uma delas é no Casarão 34, que é uma unidade da Funjope onde funciona provisoriamente a fundação. O prédio fica localizado na Avenida Visconde de Pelotas, 34, Centro. O horário de funcionamento é de 9h às 11h30 e das 14h às 17h30, de segunda-feira à sexta-feira. No último dia do prazo, o horário será das 8h às 12h. Nesse caso, o interessado não precisa entregar cópias de RG, CPF e comprovantes de residência com autenticação em cartório. Basta apresentar os documentos originais.
Outra alternativa é fazer a inscrição via Correios. Para isso, valerá a data de postagem do último dia do prazo estipulado no edital, obedecendo o horário de funcionamento das agências e das franquias. O projeto deverá ser enviado individualmente, em envelope lacrado e endereçado à Funjope (mesmo endereço do Casarão 34). Também é preciso solicitar Aviso de Recebimento (AR), que servirá como prova de encaminhamento. As cópias do RG, CPF e comprovantes de residência devem ser autenticadas em cartório.
Etapas Na fase inicial, as propostas apresentadas serão avaliadas pela Secretaria do Fundo Municipal de Cultura. Vão ser levados em conta os aspectos técnicos, jurídicos e administrativos. Em seguida, o material passará pela análise da Comissão Deliberativa.
De acordo com a Comissão Deliberativa do FMC, o resultado da avaliação das propostas inscritas será publicado no Portal da Prefeitura de João Pessoa (www.joaopessoa.pb.gov.br) e no Semanário Oficial do município.
FMC Em 2008, o FMC disponibilizou R$ 700 mil em recursos para incentivo à realização de produções culturais. Ao todo foram 185 projetos inscritos e 52 aprovados. No edital de 2009, são 30% a mais em investimento.
O FMC foi instituído em dezembro de 2001, por meio da Lei nº 9560, sendo regulamentado pelo Decreto nº 4469, assinado em 7 de dezembro de 2001. A partir daí, passou a ser um fundo de incentivo financeiro e não mais um mecenato (mediante renúncia fiscal).