Fortalecimento do esporte e construção de campos estão entre as metas

Por - em 495

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Executiva do Orçamento Participativo (OP), deu sequência nesta sexta-feira (12) ao ciclo de fóruns temáticos que tem como principal meta discutir propostas para Plano Plurianual Participativo (PPA-P). O evento foi realizado no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), oportunidade em que foram apresentadas as propostas da Secretaria de Juventude Esporte e Recreação (Sejer) para o período de 2014 a 2017.

O secretário de esportes de João Pessoa, Sérgio Meira, fez a apresentação das propostas da Sejer para os próximos quatro anos e destacou a participação de representantes ligados ao esporte e ao setor de juventude. “Nós precisamos sempre contar com a participação dos representantes dos segmentos esportivos, assim como dos órgãos que tratam de ações da juventude, pois é o interesse maior do prefeito Luciano Cartaxo, tratar esses segmentos com muita responsabilidade e ações que reduzam as áreas de vulnerabilidade da nossa sociedade”.

No setor esportivo, Sérgio Meira apresentou propostas para fortalecer o programa João Pessoa de Todas as Torcidas e preparar ações para reformas e construção de novos campos. O bairro da Torre, que em agosto completa vinte anos sem um campo de futebol, foi alvo de comentário no debate. “A comunidade da Torre sofre com a ausência de um campo de futebol. O último foi o estádio Trigueirão que cedeu o seu espaço para a Unimed com a promessa de que teríamos um novo campo e até hoje nada”, disse Ailton Cavalcanti, presidente da Associação de Clubes Amadores do Bairro da Torre.

Outro ponto alto do PPA da Sejer é o Projeto João Pessoa na Copa, que praticamente transforma a Vila Olímpica localizada no Valentina de Figueiredo num Centro de Treinamento que será uma dos mais bem equipados do Nordeste que poderá abrigar uma das seleções da Copa do Mundo de 2014. Também poderá ser utilizado pelos clubes de futebol, além da implantação de projetos para descobertas de novos talentos.

Ainda como metas prioritárias da gestão municipal, Sérgio Meira também citou no segmento esportivo, propostas para a criação do Bolsa Atleta Municipal, Programa Atleta da Cidade, fortalecer os Jogos Escolares Municipais, Construção de até três Centros de Iniciação ao Esporte, nos Bancários, Paratibe e Bairro das Indústrias e ampliar o leque do Programa Inclusão Radical no Esporte.

Na área de paradesporto, as metas para os próximos quatro anos trazem como destaque a construção de um Centro de Paradesporto, com espaço para treinamentos dos paraatletas com estrutura adequada e profissionais especializados e a criação da Paraolimpíada Municipal. “Com essas realizações o nosso paradesporto com certeza conquistará muito mais resultados dos que já foram acumulados até agora”, disse Jailton Lucas, técnico da seleção de basquete em cadeiras de rodas da Paraíba.

O PPA da Sejer também valorizou o segmento juventude, com a ampliação de ações que visam reduzir de forma radical as áreas de vulnerabilidade em João Pessoa. Nos próximo quatro anos a Sejer pretende colocar em prática o Festival Superação, exclusivo aos jovens portadores de deficiência com apresentações culturais e competições esportivas. Outra proposta é criar o Fundo Municipal de Juventude, para gerar recursos para investimento nos grupos e entidades voltados ao trabalho com a juventude.

Outra meta importante é o mapeamento da juventude, que visa investigar o perfil do jovem pessoense e territórios com maior vulnerabilidade. “São muitas ações planejadas, mas esse mapeamento terá uma atenção especial, pois queremos o jovem praticando esporte e participando de programas recreativos e bem distantes das drogas”, disse Márcio Alencar coordenador municipal de Juventude.