Fórum de Cultura de Moda reúne profissionais da área na Estação das Artes
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através do Centro Vocacional Tecnológico – Estação da Moda, realizou nesta quinta-feira (22) o Fórum de Cultura de Moda, que reuniu vários profissionais da área na Estação das Artes. O evento teve como objetivo debater o papel cultural da moda na sociedade atual.
Segundo a secretária de Ciência e Tecnologia (Secitec) da Prefeitura, Marly Lúcio, além de toda bagagem cultural que a moda apresenta atualmente dentro do cenário nacional, ela deve ser encarada como um meio de geração emprego e renda. “O modo que um povo se veste, os adereços que usa, os tecidos e as técnicas que adornam suas roupas, sem dúvida algum faz parte da sua cultura e identidade. Mas também fazem parte de uma cadeia produtiva importante na nossa sociedade. O poder público precisa estimulá-la para fortalecer a economia local, gerando emprego, renda e desenvolvimento”, ressaltou.
De acordo com o coordenador da Estação da Moda, Romero Sousa, a iniciativa correspondeu às expectativas de público e conteúdo, tendo em vista que a partir desse fórum será elaborado um documento para nortear futuros trabalhos. “Precisamos difundir a ideia de que moda não é apenas consumo. Antes disso, existe a cultura, a tradição, a memória e a educação. Nosso objetivo é criar outros fóruns de debate para que possamos avançar cada vez nessa área”.
Para a jornalista e professora de moda da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Funetec, Agda Aquino, a iniciativa só tem a contribuir para a divulgação e o fortalecimento da moda na Paraíba enquanto meio de cultura e geração de emprego de renda. “Nós que já estamos nesse mercado há anos, precisávamos muito de um evento como esse, pois não só os profissionais de moda devem entender que moda vai muito além de tendência. Ela também é uma forma de expressão cultural e deve valorizada como tal”, declarou.
Já para o coordenador do Curso Técnico em Produção de Moda da Funetec-PB, Léo Mendonça, toda a iniciativa que visa divulgar a cultura de moda na capital é bem vinda. “É muito importante que além de encararmos a moda dentro de um contexto mercadológico e industrial, também possamos vê-la e inseri-la no cenário cultural e social”.
O evento contou com a presença de profissionais da moda de várias áreas como professores, membros Colegiado de Moda da Paraíba, do Ministério da Cultura, da Funjope, Secretaria de Estado da Cultura, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Unipê, Funetec, Senai, Sebrae, além de estudantes de moda, artesãos e público em geral.
“Era imprescindível um evento como esse. Nós que fazemos parte do Colegiado de Moda, precisávamos de um canal de comunicação, para além de divulgarmos nossas ações, também podermos discutir com outros profissionais da área, políticas que visem melhor esse mercado”, afirmou o professor de Designer de Moda do Unipê e um dos membros do Colegiado de Moda na Paraíba, Alexandre Targino.