Fórum discute mobilidade urbana e obras do PAC em João Pessoa

Por - em 450

Projetos para a mobilidade urbana e ações desenvolvidas no programa de aceleração do crescimento para João Pessoa foram debatidos nesta segunda-feira (15) em mais um ciclo de fóruns temáticos que tem como principal meta discutir propostas para Plano Plurianual Participativo (PPA-P). Nesta quarta-feira (17), o debate será sobre política de igualdade de Gênero.

O superintendente executivo de mobilidade urbana (Semob), Nilton Pereira de Andrade, foi o primeiro a se apresentar no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), onde estão sendo realizadas as reuniões dos fóruns temáticos, para falar das propostas do poder público municipal voltadas para o trânsito e o transporte da capital paraibana. Ele dividiu o seu tempo com o coordenador do Comitê Gestor do PAC, Rui Leitão, que deu informações sobre o andamento dos convênios da Prefeitura Municipal no programa do Governo Federal.

Nilton Pereira falou do novo sistema de transporte público que será adotado em João Pessoa, o Bus Rapid Transit (BRTs), mostrou as modificações estruturais que vão ocorrer nos corredores Cruz das Armas, Pedro II, dois de Fevereiro e Corredor Epitácio Pessoa, que terão faixas exclusivas para ônibus, além  informar sobre a construção de três termais de integração e um terminal metropolitano de integração intermodal.

Durante o evento, fez explanação sobre a fiscalização que a Semob realiza para a segurança de motoristas e pedestres como a fiscalização eletrônica (Redutores de Velocidade, Avanço de Sinal Vermelho e Câmeras de Monitoramento), o trabalho dos agentes de mobilidade e enumerou as principais infrações registradas na cidade.  Aproveitou ainda para destacar as intervenções viárias que estão sendo realizadas pelo poder público para melhorar o trânsito e o transporte na cidade, enquanto as obras do PAC da Mobilidade Urbana não começam.

Com relação ao PAC, os participantes do fórum foram informados que os projetos executivos dos corredores exclusivos estão em fase de conclusão de detalhamento e a previsão é de que até o fim do ano estejam licitados, sendo possível o início da primeira etapa das obras no corredor de Cruz das Armas.

O coordenador do comitê do PAC, Rui Leitão, disse que a PMJP já garantiu recursos para 22 convênios no programa de aceleração do crescimento do Governo Federal. Segundo ele, alguns estão em execução, outros em fase de elaboração do projeto executivo e outros ainda em fase de análise junto aos ministérios da Cidade, Educação e Saúde.

Entre os projetos em execução, foram destacados por Rui Leitão o PAC da Mobilidade, a Revitalização do Centro Histórico e financiamento de habitação do bairro São José/ PAC do Rio Sanhauá.

PPA-P – O Plano Plurianual Participativo é uma ferramenta de participação popular onde constam as ações que serão executadas nos próximos anos pelo governo municipal, definindo prioridades de atuação.

Calendário – O segundo ciclo de fóruns temáticos ocorre até o fim do mês no auditório do Centro Administrativo Municipal, das 8 às 12h.  Os encontros são sempre das 8h às 12h.

16/07 – terça-feira – Política de Igualdade de Gênero

17/07 – quarta-feira – Assistência Social

18/07 – quinta-feira – Desenvolvimento Econômico

19/07 – sexta-feira – Segurança Urbana e Cidadania

20/07 – sábado – Saúde