Fotógrafo João Lobo ministra palestra sobre fotografia contemporânea

Por - em 525

O fotógrafo João Lobo ministra palestra “Luz e Movimento na Fotografia Contemporânea”, nesta quinta-feira (14), às 19h, na sala de audiovisual da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A entrada é aberta ao público.

Em seguida, a curadora Bete Gouveia iniciará o debate sobre o tema com mediação de Bruna Lobo. “Esta será uma boa oportunidade para o público tomar conhecimento sobre os caminhos seguidos pela fotografia nas artes visuais de hoje”, comentou João Lobo, que está expondo no segundo pavimento da Torre Mirante dentro do projeto Across Lens e Tessituras Urbanas, até o dia 30 de março. A visitação acontece sempre de terça a sexta-feira, das 9h até 21h. Sábados, domingos e feriados das 10h até 21H, com entrada gratuita.

A curadora da exposição “Across Lens” e diretora do Instituto de Arte Contemporânea (IAC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a artista plástica, Bete Gouveia, explicou que este trabalho de João Lobo é bastante complexo. Ele se expressa nos intervalos entre o olhar e ação. E atua no que chamei de mundo maciço – esse mundo do trivial, do comum, do raso, sem profundidade. “É esse mundo encontrado por ele no caos do centro urbano. As imagens, no entanto, mostram o amadurecimento interno de João, pois, sua ação no tempo e no espaço captura essa fragmentação do instante, como se a imagem se descongelasse na foto”, acrescentou Gouveia.

Esse embate entre os dois mundos, segundo Bete, gera imagens não-triviais do trivial. Algo que requer muita coragem do fotógrafo, pois de ambientes em que não é fácil de atuar, ele os contempla no nível dos contrastes, da atmosfera brumosa, recheado de concepções sutis, o que requer um estado especial de contemplação e ação.

O diretor da Casa das Artes Visuais (CAV), René Dsouza, onde a célula ‘Tessituras Urbanas’ foi lançada, comentou que a obra situa-se entre a realidade e o que está por vir, desconstruindo conjuntos, hibridamente não se retendo explicitamente ao óbvio nem criando abstrações, somente pela força das formas, seus adereços e composição, envolto pelo véu negro do momento seguinte que também envolve o instigante instante anterior de cada clique, é o desafio. Esse trabalho teve a curadoria das pesquisadoras e curadoras cariocas Nadja Peregrino e Ângela Magalhães, especialmente convidadas para esse trabalho.

Desafio que João Lobo, vem mostrando possível ser ultrapassado, revelando, por entre o véu, os desdobramentos e possibilidades, instigando o observador a ver, sentir e questionar a si e ao contexto, elevando ao estado da arte a inquietude humana e o arrebatador lúdico prazer de transgredir.

Tanto “Across Lens” quanto “Tessituras Urbanas” renderam um livro-catálogo e um vídeo cada e trazem ainda uma fortuna crítica com diversos nomes de destaque das artes visuais brasileiras expondo suas visões sobre a proposta artística de João Lobo. Pesquisadores e realizadores como Jóse Rufino, Simonetta Persichetti, Renan Cepeda, Thales Trigo, Jomard Muniz de Britto, Sérgio Lucena, Madalena Zácara e Pedro Nunes estão presentes na publicação.

Serviço:

Palestra e debate: “Luz e movimento na fotografia contemporânea”

Debatedores: João Lobo, Bete Gouveia e Bruna Lobo (mediadora)

Data: quinta-feira (14)

Hora: 19h

Local: Sala de audiovisual da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte

Fone: (83) 3214. 8303 – 3214.8270

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb

Fanpage: https://www.facebook.com/estacao.cabobranco

Twitter: @estacaocb