Fundador do Educatux participa do Fórum de Software Livre e Governo Eletrônico

Por - em 517

O analista de segurança da informação e perito forense computacional, Aderbal Botelho, está na programação do Fórum Municipal de Software Livre e Governo Eletrônico (Fomsege), que vai acontecer dias 6 e 7 de novembro, no Netuanah Praia Hotel, em João Pessoa. Ele trará a experiência do Educatux como ferramenta de educação e o case de implantação de um sistema de segurança de informação a partir de software livre na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O Fomsege é uma realização da Prefeitura Municipal de João Pessoa, através das secretarias de Ciência e Tecnologia (Secitec) e Transparência Pública (Setransp). As inscrições são gratuitas e continuam abertas no site www.fomsege.com.br.

O analista Aderbal Botelho vai colaborar com as discussões do Fomsege nos dois eixos de trabalho: Governança Eletrônica e Dados Abertos. No primeiro, ele traz a experiência do Educatux, um método de aprendizado inovador que faz uso das mais modernas tecnologias, voltado para crianças dos 2 aos 14 anos. “Tudo começou com um projeto doméstico, desenvolvido pela minha família, e virou ferramenta pública”, conta Botelho.

Ao conectar o dispositivo ao computador, inicia o sistema operacional Linux, em uma plataforma adaptada especialmente para os alunos. Nele, é possível encontrar jogos e outras ferramentas que facilitam a aprendizagem. O conteúdo vai desde cálculos simples até conceitos de física mais elaborados. “Tudo o que é feito pelo aluno fica gravado no pen-drive para que ele possa ser avaliado depois”, explica.  A palestra acontecerá na tarde do dia 7, das 14h às 16h, na sala 1.

No mesmo dia, dentro da programação de Dados Abertos, Aderbal Botelho vai falar sobre a implantação, na Conab, de um sistema de segurança de informação com software livre. “Nós vamos contar um pouco de como foi à adoção desse software e a maturidade alcançada para atender a necessidade da companhia. Esse sistema está sendo melhorado para que outros órgãos públicos possam fazer uso dele”, explicou Botelho. A discussão acontecerá na sala 3, das 8h30 às 10h30.

A programação completa do Fomsege está disponível no site do evento e contará com nomes como o do sociólogo Sérgio Amadeu, do Comitê Gestor da Internet no Brasil; Ricardo Lovatel, responsável pela coordenação-geral de Inovação Tecnológica da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento; e Wilton Mota, diretor de Operações do Serviço de Processamento de Dados do Governo Federal.