Funjope anuncia o desfile das 22 agremiações do Carnaval Tradição
A ordem do desfile das 22 agremiações do Carnaval Tradição já está definida. O evento , que este ano completa 90 anos de existência, acontece nos dias 22, 23 e 24, na avenida Duarte da Silveira, na Capital. A realização é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Ao todo, a Prefeitura Municipal está investindo cerca de R$ 205 mil na festa e deverá reunir um público de 90 mil pessoas. A principal novidade desta edição é a participação dos grupos de cultura popular, ligados ao Alabeé Alujá e à Associação Cultural da Arte Capoeira Zumbi Bahia (Aczumba). Eles vão se apresentar na noite reservada também a ala ursas, batucadas e maracatus.
O chefe da Divisão de Cultura Popular da Funjope, Emilson Ribeiro, lembra que a realização do Carnaval Tradição se confunde com a própria história momesca da cidade. São 90 anos de existência. É a mesma idade, por exemplo, da criação da Tribo Indígena Africanos, da Torre, que possui maior número de títulos de campeã, com 52 ao todo, exemplificou. Já a Malandros do Morro é a mais antiga das escolas de samba, acrescentou.
O desfile das agremiações tradicionais acontece no domingo (22) e na terça-feira (24). Nesses dois dias, entram na avenida escolas de samba, tribos indígenas e clubes de orquestra. Como forma de incrementar as segundas-feiras, que até 2006 não contava com atrações, a Funjope trouxe ao Carnaval Tradição de 2007 os blocos alternativos. A princípio, eles incluíam batucadas e maracatus. Este ano, a novidade será a participação também de grupos ligados ao Alabeé Alujá (cuja tradução do dialeto iorubá para o português significa Melhor Ogan para Oxun) e à Associação Cultural da Arte Capoeira Zumbi Bahia (Aczumba).
Com a inclusão das duas vertentes nesta segunda-feira (22), o público poderá assistir a uma maior diversidade de influências que ajudam a compor a cultura popular paraibana. Os grupos integrantes da Alabeé Alujá e da Aczumba vão apresentar samba duro, samba de roda, afoxé, maculelê, dança afro e até orquestra de berimbau.
O Carnaval Tradição inicia sempre a partir das 17h, com apresentação de ala ursas. No domingo e na terça-feira, a previsão é de que o desfile termine por volta de 1h do dia seguinte. Já na segunda-feira, estima-se que as agremiações se apresentem até a meia-noite.
O nome das agremiações campeãs em cada categoria, com as devidas notas, será divulgado na quarta-feira, às 15h, na avenida Duarte da Silveira. Já o desfile das ganhadoras acontece no sábado (28), a partir das 19h, também no mesmo local.
Público estimado só as arquibancadas montadas para receber o público do Carnaval Tradição têm capacidade para 10 mil pessoas. Porém, no total, está previsto para os três dias de evento cerca de 90 mil espectadores. A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Funjope, está investindo em som de qualidade; infraestrutura em geral e cachê.
Exclusivo para as agremiações A organização do evento vai instalar uma grade para dividir o setor onde ficará o público e a área por onde passarão as agremiações. Portanto, só os integrantes do Carnaval Tradição, além de pessoas credenciadas, terão acesso à área restrita. A medida permitirá maior celeridade ao desfile, uma vez que evita obstruções e, conseqüentes, atrasos na saída dos blocos.
Outra mudança adotada para esse ano é que haverá três locais de concentração, em vez de um como acontecia nas edições anteriores. Cada um desses espaços será destinado, separadamente, às escolas de samba, tribos indígenas e orquestras de frevo.
Desfile das agremiações:
DOMINGO (22)
17h apresentação de ala ursas
18h Escola de Samba Unidos de São Miguel (Varadouro)
18h45 Clube de Orquestra Ciganos do Esplanada (Rua do Rio)
19h15 Tribo Indígena Xavantes (Bola na Rede)
19h50 Tribo Indígena Tabajaras (alto do Mateus)
20h25 Escola de Samba Catedráticos do Ritmo (Roger)
21h10 Clube de Orquestra Piratas de Jaguaribe (Jaguaribe)
21h40 Tribo Indígena Ubirajara (Rangel)
22h15 Tribo Indígena Africanos (Cristo)
22h50 Escola de Samba Malandros do Morro (Torre)
23h35 Tribo Indígena Flecha Negra (Cruz das Armas)
00h10 Escola de Samba Império do Samba (Roger)
SEGUNDA-FEIRA (23)
17h Apresentação de ala ursas
18h Batucadas, Maracatu Pé de Elefante, Maracatu Nação Maracaíba, Alabeé Alujá, Associação Cultural da Arte Capoeira Zumbi Bahia (Aczumba).
TERÇA-FEIRA (24)
17h Apresentação de ala ursas
18h – Clube de Orquestra Sai da Frente Dona Emília (Rangel)
18h30 Tribo Indígena Pele Vermelha Cristo)
19h05 Clube de Orquestra Vinte e Cinco Bichos (Jaguaribe)
19h35 Clube de Orquestra São Rafael Frevo e Folia (São Rafael)
20h05 Tribo Indígena Guanabara (João Tota)
20h40 Tribo Indígena Tupinambás (Mandacaru)
21h15 Escola de Samba Resplendor (São José)
22h Clube de Orquestra Bandeirantes (Torre)
22h30 Tribo Indígena Papo Amarelo (Cruz das Armas)
23h05 Tribo Indígena Tupy Guarany (São José)
23h40 Escola de Samba Independentes de (Mandacaru)