Funjope divulga infraestrutura e atrações para festas de final de ano

Por - em 581

Quatorze minutos ininterruptos de queima de fogos, além de local especial para pessoas com necessidades especiais, segurança com efetivo de 600 homens e um esquema especial de trânsito. Esses foram alguns dos detalhes de infraestrutura anunciados para o Concerto de Natal e Réveillon 2012/2013 da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e demais órgãos parceiros da organização dos dois eventos, durante coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (14). A estimativa de público para o final do ano é de mais de 200 mil pessoas.

Além dos grupos já confirmados, o presidente da Funjope, Lúcio Vilar, anunciou mais uma atração para o Réveillon. “Estamos acrescentando à festa a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, que vai fazer um show em homenagem aos 100 anos de Gonzagão, com um repertório muito especial do Rei do Baião”, contou.

A ordem e os horários de apresentação dos grupos também foram definidos. O primeiro a subir no palco, por volta das 20h30, é a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste. Em seguida, é a vez do grupo Capim Cubano (22h).  A queima de fogos segue da meia-noite até 0h14 e, por volta das 0h15, começa o show de Paralamas do Sucesso. O encerramento fica por conta do Maestro Forró e da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério.

Novidade – O diretor adjunto da Funjope, André Coelho, fez a apresentação de todo o layout da área de show. Uma das novidades para este ano é a instalação de um tablado de 6 x 6 metros de tamanho, no Busto de Tamandaré, para os cadeirantes. “O local tem boa visibilidade para o palco e será coberto, tendo ainda banheiros adaptados”, explicou.

No Réveillon deste ano, segundo ele, haverá outra novidade. “A Sedes deverá fazer o cadastramento dos flanelinhas, obedecendo a uma lei municipal”, comentou.

Na Rua Índio Arabutan, em Tambaú, que ficará fechada para o trânsito, serão instaladas as bases e os estandes de todos os órgãos de segurança pública e os municipais envolvidos no evento. Já os banheiros químicos totalizam 100 unidades, incluindo os simples e os adaptados. Eles ficarão instalados nas avenidas Almirante Tamandaré e José Augusto Trindade.

Fogos de artifício – O show pirotécnico deste ano vai durar 14 minutos ininterruptos. “No final, teremos uma surpresa para o público”, disse André. Ainda com relação aos fogos, eles ficarão em duas balsas, a uma distância de 400 metros da base. Todo o equipamento terá quatro âncoras e contará com um barco rebocador para posicionar os flutuantes.

A Capitania dos Portos fará a fiscalização e segurança da balsa dos fogos em um raio de 400 metros do equipamento. Além de ajudar na segurança do evento, especialmente na área do entorno do palco, a equipe da Guarda Municipal também vai cooperar com a segurança do flutuante. Homens estarão de prontidão para evitar o acesso aos fogos pela via terrestre.

Tendas, trânsito e saúde – A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) acompanhará a instalação das tendas no Réveillon a partir das 8h do dia 31 de dezembro, orientando as famílias. Esses abrigos precisarão ter dois metros de distância entre eles e ficar a cinco metros das dunas e áreas de vegetação ciliar. Oitenta agentes de controle urbano e fiscais estarão responsáveis pelo trabalho. Quanto aos ambulantes, o cadastramento está terminando e o sorteio dos locais está marcado para o dia 26.

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) fechará o trânsito a partir das 17h, nas vias que formam o quadrante do Busto de Tamandaré. Ou seja, as avenidas José Augusto Trindade e Epitácio Pessoa, ambas no trecho que começa na Avenida Marcionila da Conceição e vai até a orla; e as ruas Helena Meira Lima e Adolfo Loureiro, além da Avenida Índio Arabutan, sendo as três desde a Avenida Antônio Lira até a praia. A secretaria está disponibilizando, para as festividades do final do ano, 100 agentes distribuídos em todas as áreas do evento, além de 20 viaturas.

Apesar do representante do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) não poder ter comparecido à coletiva, o órgão adiantou documento explicando o esquema que será montado. No Concerto de Natal, o evento contará com duas ambulâncias, um posto médico avançado (ao lado do palco) e um veículo de apoio. No Réveillon, o esquema é semelhante, com exceção das ambulâncias que serão duplicadas.

Segurança – A Polícia Civil vai disponibilizar um efetivo de 80 homens no atendimento das ocorrências do Natal e Réveillon na Capital. A corporação também anunciou dez viaturas para realizar o trabalho nos dois eventos. Para completar o esquema de segurança, haverá uma delegacia móvel para atendimento do público, equipada com computador e impressora, que ficará na região da praia de Tambaú.

Com relação ao trabalho repressivo, as polícias civis das delegacias especializadas também estarão infiltradas nas duas festividades com o intuito de debelar qualquer tipo de prática criminosa. A delegacia online (www.delegaciaonline.pb.gov.br) funcionará tanto para registros de ocorrência de furto como de extravio de documentos e objetos.

Enquanto isso, a Polícia Militar terá no Concerto de Natal 70 homens, seis viaturas e seis motos. No fim de ano, o efetivo será maior, com 300 policiais, 15 viaturas, mais de dez motociclistas, além de equipe de ronda a pé, de bicicleta e a cavalo.

O Corpo de Bombeiros anunciou que 80 militares serão distribuídos para exercer as funções de guarda-vida em toda a orla, com a ajuda de jet ski. Haverá uma equipe para prevenção de acidentes, com motos de resgate. Outro ponto acentuado foi o combate e a prevenção de acidentes na área do evento, incluindo palco e balsa.