Funjope divulga resultado de edital e anuncia teste de elenco da Paixão
A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) divulga o resultado do Edital de Encenação do projeto Paixão de Cristo 2008 e convoca atores e atrizes para a seleção do elenco. As inscrições e os testes acontecem no próximos sábado (8) e domingo (9), a partir das 8h, no Conventinho, localizado no Centro Histórico da Capital. Os profissionais interessados em participar da seleção devem se inscrever nos dois dias, das 8h às 8h30.
A proposta de encenação vencedora no edital foi elaborada pelos diretores Antonio Deol e Duílio Cunha. Eles criaram um processo cênico com dois enfoques. O primeiro sugere uma encenação épica-narrativa conduzida pela personagem de Maria, a Mãe de Jesus, que atua como a narradora e que estará à frente de um coro de mulheres. Já o segundo enfoque remonta essa história milenar através da técnica das formas animadas, que utiliza bonecos, sombras e adereços na composição de cada cena.
Inovação Este ano, além da proposta descritiva, os candidatos tiveram a oportunidade de apresentar oralmente cada proposta, sendo a vencedora selecionada por uma Comissão Julgadora formada pelo professor de Artes Cênicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Arnaldo Siqueira, mais o professor de Direção Teatral, também da UFPE, Lúcio Lombardi, que há dez anos dirige a famosa Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Pernambuco, e a atriz paraibana Eleonora Montenegro.
Seleção de atores O processo de seleção para atores e atrizes acontece nos próximos dias 8 e 9, no Conventinho, sendo que entre 8h e 8h30 desses dias será feita a inscrição; logo em seguida acontecem os testes e o candidato ou candidata que chegar após o horário não poderá mais realizar a inscrição e, consequentemente, não fará os testes. O resultado será divulgado na próxima semana.
Os selecionados só estarão aptos a participar do espetáculo mediante apresentação do número de registro da DRT (cadastro na categoria de ator/atriz na Delegacia Regional do Trabalho). Já a seleção para as crianças que vão atuar na encenação vai ocorrer posteriormente, em data a ser divulgada pela Funjope.
Avaliação Antonio Deol, um dos diretores da proposta vencedora, fala da importância do processo de encenação através de uma seleção pública. O grande diferencial dessa iniciativa reside no fato de proporcionar um espaço democrático para que os diversos diretores possam mostrar seu ponto de vista para um único texto, possibilitando assim a abertura de um leque de possibilidades, tanto em relação à produção artística quanto no empreendimento de mais uma área de atuação cultural.
Mais informações com Íris Paiva, pelo telefone 8894-7758.