Funjope divulga resultado do I Concurso de Vídeo Poema Augusto dos Anjos

Por - em 507

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) divulgou o nome dos quatro selecionados no I Concurso de Vídeo Poema Augusto dos Anjos. A análise da comissão levou em consideração o valor artístico-cultural da obra; a originalidade na forma da abordagem; a capacidade de comunicação com o público; e a adequação ao tema proposto. O concurso comemora o centenário do livro “Eu”, do poeta paraibano Augusto dos Anjos.

Os contemplados foram: melhor vídeo poema paraibano – “Árvore Augusta”, de Américo Gomes de Almeida Filho (PB); melhor vídeo-poema nacional – “As Scismas do Destino”, de Paulo Leonardo Fialho de Paiva e Souza (PE); melhor vídeo-poema nordestino – “O Martírio do Artista”, de Líbia Cecília Bandeira Tavares da Nóbrega (PB); melhor vídeo-poema universitário – “Asa de Corvo”, de Fernando de Oliveira Morais (PB). Não houve inscrição na categoria 5 (Estudante da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa).

Outra novidade nessa última etapa do processo foi a menção honrosa para o vídeo poema “A civilização entrou na taba”, de Eliakin Rufino de Souza. Os responsáveis pela análise dos trabalhos foram o jornalista e cineasta José Audaci Bezerra da Silva Junior, o artista plástico Frederico Svendsen e o professor e ator Saint-Clair F. de Avelar. De acordo com o edital do concurso, lançado este ano, foram oferecidos mais de R$ 26 mil em premiações.

Comprometimento – Na última sexta-feira (14), a Funjope divulgou o nome dos 13 selecionados do 1º Edital Walfredo Rodrigues de Longa e Curta-Metragem. Ao todo, foi disponibilizado R$ 1 milhão para o edital, destinado a produções audiovisuais inéditas.

Segundo o diretor executivo da Funjope, Lúcio Vilar, o concurso e o edital representam um caminho irreversível. “Nossa expectativa é que o novo governo dê continuidade e transforme o edital em lei. O prefeito eleito foi signatário do documento do Fórum de Audiovisual ainda durante a campanha eleitoral, comprometendo-se com esta bandeira”, disse.