Funjope ensina técnicas de artes cênicas para artistas e grupos de bairro da Capital

Por - em 598

André Cananéa

Segue nesta terça-feira (17), na sala Linduarte Noronha, localizada na sede da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), o Projeto Comunidade Encena, iniciado no último dia 3 de maio. São oficinas técnicas de artes cênicas, voltadas para artistas e grupos de teatro das comunidades de João Pessoa, ministradas às terças-feiras, das 19h às 21h30. A inscrição, que pode ser feita na hora do curso, é gratuita. A Funjope fica na Av. Duque de Caxias, no Centro da Capital.

De acordo com a coordenadora de Artes Cênicas da Funjope, Kalline Brito, a demanda partiu dos grupos que encenaram a Paixão de Cristo em bairros de João Pessoa durante a Semana Santa. “Eles nos procuraram pois queriam aprender mais sobre técnicas, que estimulasse o potencial da produção teatral nas suas comunidades. Avaliamos uma forma de trabalhar a importância da arte e a cultura como ferramentas de transformação social, uma vez que, na sua maioria, são grupos que se fundiram das igrejas, associações e Ongs, que trabalham com os jovens”, comenta Kalline.

Para ela, essas oficinas irão contribuir para reverter quadros críticos que hoje ameaçam o bem-estar social, fortalecendo o acesso direto das informações técnicas, contemplado com ações didáticas de formação que facilitem a aproximação dos grupos artísticos ao universo teatral, criando espaços para instauração de novos públicos, de forma democrática a todos, sem restrições.

As oficinas, ministradas pelo pessoal da Funjope, seguem um cronograma divulgado pela Fundação Cultural do município (veja abaixo). Kalline, juntamente com Lucas Cartaxo, assumiu o primeiro módulo, ‘Construção Cênica’, cuja segunda aula é nesta terça-feira (17).

O calendário segue até setembro, e prevê oficinas de Elaboração de Projetos para o Fundo Municipal de Cultural, o FMC (Sandoval Nóbrega), Criação Coreográfica e Concepção de Figurino (ambas por Maurício Germano), Maquiagem Artística (Ana Maria Gomes) e Projetos e Captação de Recursos (Thiago Modesto).

O próximo módulo será ‘Memória e Identidade Cultural da Comunidade’, e irá tratar do JP Cultura, plataforma livre, gratuita e colaborativa de mapeamento da cultura da cidade. A ministrante será Eliane Bibiano.

SERVIÇO

Confira as datas, módulos e ministrantes do Comunidade Encena

  • 17 e 24 de maio – Construção Cênica – Com Kalline Brito e Lucas Cartaxo
  • 31 de maio e 7 de junho – Memória e Identidade Cultural da Comunidade – Eliane Bibiano
  • 21 de junho – Elaboração de Projetos para o FMC – Fundo Municipal de Cultura – Sandoval Nóbrega
  • 3 de julho – Criação Coreográfica – Maurício Germano
  • 26 de julho – Maquiagem Artística – Ana Maria Gomes
  • 3, 16, 23 de agosto – Concepção de Figurino – Maurício Germano
  • 30 de agosto, 6 e 20 de setembro – Projetos e Capacitação de Recursos – Thiago Modesto
  • 27 de setembro – Avaliação Geral