Funjope, Ministério da Cultura e Funarte discutem ações culturais

Por - em 450

Representantes da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Ministério da Cultura (MinC) e da Fundação Nacional de Cultura (Funarte) no Nordeste se reuniram na manhã desta terça-feira (2) para debater políticas culturais voltada para os diferentes segmentos artísticos. No encontro, foi debatida a articulação entre as instâncias federal e municipal para atender demandas como qualificação e implantação de equipamentos.

Para o diretor executivo da Funjope, Maurício Burity, é importante esse diálogo constante entre a Funjope e MinC para implantação de ações. “Esse encontro reforça as ações culturais no município. Afinal, abrimos oportunidade para demandas como qualificação e implantação de projetos em conjunto”, exemplificou.

O chefe da Representação Regional do MinC, Gilson Matias, que veio acompanhado de seu adjunto Lúcio Rodrigues, destacou os objetivos do encontro. “Fizemos uma visita de articulação institucional. Aproveitamos para discutir algumas ações do Ministério da Cultura”, observou. “Elas fazem parte da política pública cultural do MinC e da Funarte”, acrescentou.

Oficinas da Funarte – o representante da Funarte Nordeste, Reinaldo Freire, apresentou algumas ações da Fundação Nacional, como o ‘Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2013 – Sala Nordeste’. Com inscrições abertas até 29 de abril, o edital vai selecionar dois projetos de exposição a serem realizados no espaço, localizado no Recife (PE).

Com base na conversa ocorrida na reunião, ficou definida uma oficina para esclarecimentos sobre o ‘Prêmio Funarte de Arte Contemporânea’. Ela acontecerá no dia 15 de abril, das 14h às 17h, no Cine Funjope Linduare Noronha. O espaço fica localizado na sede da Funjope.

Também foi anunciado por Reinaldo Freire o programa ‘Desafios Contemporâneos’, que prevê a realização de oficinas gratuitas de artes visuais em diferentes regiões do Brasil. Em João Pessoa, os profissionais de artes plásticas vão participar de um encontro na próxima quinta-feira (4), às 15h, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. No momento, será escolhido o tema e o oficineiro que ministrará a aula na Capital.

Redes de Pontos de Cultura – Funjope e MinC também reforçaram a realização da oficina para os interessados em participar do projeto “Rede de Pontos de Cultura”, cujo edital já está em aberto. Os técnicos federais ministram a aula no próximo sábado (6), a partir das 10h, no Cine Funjope. A entrada é gratuita.