Geisel tem sábado de oficinas, shows e brincadeiras gratuitas
Dina Melo
Neste sábado (11), o bairro do Geisel recebe um projeto nacional que promove a realização de shows, oficinas culturais e brincadeiras gratuitas voltadas para a população.
Com realização do Ministério da Cultura (MinC), patrocínio da Caixa Seguros e apoio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), o projeto Eu Faço Cultura chega à Capital oferecendo oficinas culturais em seis modalidades (circo, percussão, artes plásticas, dança, fotografia e rua brincante), espetáculos de teatro e shows com a banda Marambaia e Zé Filho (veja programação completa abaixo).
A programação acontece das 9h às 19h30, na Rua Tabelião José Solto Lima, no Campo Celeste. Jogos e brincadeiras de rua, como pega-pega, dança das cadeiras, amarelinha, bambolê, elástico e pula-corda, prometem garantir a diversão da garotada. A comédia circense fica por conta das companhias brasiliense Las Fenómenas, com a peça “Astras de Circo”, e o grupo local Palhaços Heróis, com “Os Palhaços Heróis em Palhaçadas e Brincadeiras”.
“A nossa expectativa é de levar às crianças oficinas e opções de entretenimento para locais pouco convencionais”, conta Moacir Carneiro, diretor de Cultura da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae). “Trazer esta série de atividades para as famílias moradoras das áreas mais afastadas é propiciar cultura e diversão gratuita para todos”, destaca a articuladora local do projeto, Gabriela Marques. Haverá entrega de apostilas e certificados pela participação nas oficinas.
Projeto – O Eu Faço Cultura é um projeto cultural financiado com recursos da Lei Rouanet, a principal lei de incentivo de renúncia fiscal de âmbito federal. Já engajou mais de 30 mil empregados da CEF, que doam voluntariamente ao projeto. Passou por 70 cidades em nove anos de existência, 13 só em 2014. Além de João Pessoa, o projeto vai passar por mais duas cidades: Estrutural (DF) e Salvador (BA).
Atrações – O guitarrista Zé Filho sobe ao palco às 10h, com um repertório autoral que destaca a cultura do Nordeste, em fusão com o rock, blues, MPB e jazz.
Às 11h30, os Palhaços Heróis comandam o espetáculo “Os Palhaços Heróis em Palhaçadas e Brincadeiras”, sobre brincadeiras e brinquedos populares, como pião, carro de madeira, boneca de pano, peteca e bolas de sabão.
Às 16h, a sonoridade instrumental marcante da banda Marambaia assume o palco. Às 17h, o grupo de teatro Las Fenómenas apresenta “Astras de Circo”, um espetáculo clássico em que Macarroa e Zulpeta, com a ajuda do público, realizam mágicas, danças malabaristas e outras atrações excêntricas.
Oficinas
Circo: Composta por aquecimento, acrobacias ao solo, malabarismo com claves, bolinhas, pratos giratórios, arcos e swings.
Percussão: Aborda conhecimento sobre algumas manifestações da cultura popular e alguns dos seus ritmos por meio de instrumentos como caixa, surdo, agogô, tamborim, ganzá e pandeiro.
Artes plásticas: Os alunos têm a oportunidade de manusear materiais reaproveitados e construir brinquedos. Uma oficina que estimula criatividade e arte com diversão.
Dança: Enfoca a percepção e consciência do próprio corpo pelos movimentos de postura, capacidade de concentração, força, flexibilidade e alongamento.
Fotografia: Os alunos têm oportunidade de aprender diversos conceitos sobre as técnicas de fotografia. Além disso, aprendem o processo de construção de máquina fotográfica sem lente, com materiais reciclados.
Rua Brincante: Espaço dedicado à cultura, entretenimento e lazer. Durante todo o dia, serão realizadas atividades que visam ao enriquecimento das competências criativas e organizacionais das crianças. Os participantes terão a oportunidade de entrar em contato com jogos e brincadeiras de rua tradicionais, como pega-pega, dança das cadeiras, amarelinha, bambolê, elástico, pula-corda, entre outros.
Programação:
9h – Abertura
10h – Abertura Rua Brincante
10h às 19h – Inscrições para as oficinas
10h – Show Zé Filho & Banda
11h30 – Espetáculo “Os Palhaços Heróis em Palhaçadas e Brincadeiras”, do grupo Palhaços Heróis
16h – Banda Marambaia
17h – Espetáculo “Astras de Circo”, com a Cia. Las Fenómenas
18h – Sessão ao ar livre: “Gonzaga – De Pai pra Filho”
19h30 – Encerramento