Gennaro e Helô Nascimento são as atrações do Sabadinho Bom

Por - em 652

Jãmarrí Nogueira

gennaro1O sábado (20) será marcado por mais uma edição do Sabadinho Bom, projeto realizado Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope). A partir das 11h, na Praça Rio Branco (no Centro Histórico da Capital), se apresentarão o sanfoneiro Gennaro e a cantora Helô Nascimento.

O sanfoneiro Gennaro fará o primeiro tempo do Sabadinho Bom e não vai tocar forró na Praça Rio Branco. O repertório terá apenas clássicos do choro, com o sanfoneiro acompanhado de violão de sete cordas, surdo e contrabaixo.

Já Helô Nascimento mostrará canções de seu novo show, o “Samba Afinadinho”, em que expõe o seu lado lírico nas composições feitas em parceria com o cantor e compositor carioca Maurinho Procópio.

Gennaro Sanfoneiro – Grande sanfoneiro alagoano, Gennaro ganhou sua primeira sanfona aos 12 anos de idade. Já gravou e dividiu palco com os grandes nomes da música brasileira, como Orlando Silva, Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeon e Severo.

Em apresentações em bares, na noite, tocou rock, bossa nova e MPB. Participou de shows de diversos artistas, inclusive Zé Ramalho e Amelinha. Hoje morando em Recife, é muito requisitado em gravações como instrumentista e arranjador.

Além de músico é também cantor, compositor, com assinatura em arranjos de sanfona, tanto para composições de sua autoria quanto para composições de outros artistas, a exemplo Flávio José, Zé Ramalho, Mestre Zinho, entre outros forrozeiros de primeira linha da Música Popular Nordestina e Brasileira.

helo nascimento3Helô Nascimento – Helô é mais uma da nova safra de intérpretes locais a levantar a bandeira do samba-raiz e MPB. Nas suas apresentações, dá vez aos guardiões dos clássicos, como Jovelina Pérola Negra, Dona Ivone Lara, Beth Carvalho, Alcione, Leci Brandão, Clara Nunes, Maria Bethânia e Elis Regina. No momento, ela está focada na gravação do seu EP autoral, a ser lançado ainda este ano.

Sambista “desde criança”, como diz, Helô teve como maior inspiração o avô Edmundo, integrante do grupo Saudosa Maloca. Amante da MPB e dos batuques afro, Helô é uma apaixonada declarada pela Velha Guarda da Portela. Integrou os grupos Uskaba e Batuque de Saia, quando, desde 2011, optou por seguir carreira-solo e lançou a sua primeira música de trabalho, “O Samba é Minha Raiz”.