Gráficos ajudam população a monitorar receitas e despesas de João Pessoa

Por - em 710

O Portal da Transparência de João Pessoa começou a oferecer esta semana informações referentes às receitas e despesas do poder executivo municipal em formato de gráficos. Com isso, os cidadãos pessoenses poderão acompanhar os gastos da prefeitura de maneira mais didática, tornando as informações mais acessíveis.

Acessando o endereço http://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br/graficos as pessoas poderão ver dados como a relação entre a receita prevista e arrecadada, o comportamento da arrecadação e sua composição (recursos próprios e recursos de terceiros), a evolução das principais fontes de arrecadação própria, as receitas provenientes de repartição tributária e o comportamento das receitas do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais em Educação – FUNDEB.

Estão disponíveis gráficos sobre o comportamento das despesas do exercício financeiro, por grupos de natureza de despesas, função, órgão e gastos com pessoal em relação à receita corrente líquida. As informações estão em tempo real e são atualizadas com 24 horas. A divulgação destas informações está prevista na Lei Complementar 131, a chamada “Lei Capiberibe”.

O Portal da Transparência tem sido bem avaliado nacional e localmente. O Instituto de Estudos Sócio-Econômicos do Distrito Federal – INESC o colocou entre os três melhores do país este ano, junto com os do Rio de Janeiro e São Luiz. O Instituto Contas Abertas, também em 2014, posicionou o portal como um dos seis melhores entre as capitais. O Fórum de Combate a Corrupção – FOCCO PB, a partir da análise do portal, avaliou João Pessoa como a cidade mais transparente da Paraíba, no final do ano passado.