Grupo apresenta coleção inspirada na Rua da Areia

Por - em 1172

Na última sexta-feira(17), o grupo responsável pela criação da coleção ‘Desvendando Rosas’ apresentou o resultado do trabalho a um público formado por acadêmicos, alunos, profissionais e pessoas interessadas no universo da moda. A apresentação aconteceu na Estação da Moda, com o comentário da jornalista especializada em moda Raquel Medeiros.

A coleção ‘Desvendando Rosas’ teve a sua inspiração na Rua da Areia, a dubiedade que existe na vida de uma garota de programa às rosas. Para montar o painel de inspiração, o grupo fotografou vários aspectos do lugar e é justamente a arquitetura da Rua da Areia que deu margem as formas e texturas da coleção.

Para a jornalista de moda Raquel Medeiros, a equipe desenvolveu uma coleção ousada e que retratou com exatidão essa rua que é conhecida pelos prostíbulos e pela famosa ‘Corrida das Calcinhas’, sem deixar as peças caricatas. “O grupo conseguiu captar o universo da Rua da Areia, do ponto de vista da sua arquitetura fazendo contraponto com o hoje, uma rua que perdeu a sua essência comercial e residencial e virou um universo onde predomina a prostituição. Esse olhar sobre essa realidade é traduzido de forma sutil, uma roupa que é ousada e sensual, uma mulher que é provocante, mas que não é vulgar”, disse a jornalista.

O designer de moda e integrante da célula, Márcio Ueoka, declarou que a coleção pronta correspondeu às expectativas da equipe. “A gente queria dar essa idéia de sensualidade, do mostrar e não mostrar. A mulher pode ser sensual e não ser vulgar e nós conseguimos isso. O trabalho foi árduo, por que teve muito trabalho manual com cordas e colagens para conseguir as formas ideais”, disse.

Os 10 looks apresentaram  transparências, formas assimétricas, volumes e  grafismos que lembram os gradis dos prédios da Rua da Areia. Para isso, o grupo decidiu fazer um investimento de alguns tecidos, como dois tipos de tule e veludo molhado. Da Estação da Moda, eles  utilizaram as malhas e napa

O oitavo grupo da Célula de Criação é formado por cinco designers de moda, Celina Pessoa, Mabia Keruza, Artur do Valle, Marcio Ueoka e Eddie Farias – todos formados pelo Unipê.

Célula de Criação – Os grupos da Célula de Criação são estimulados a desenvolver uma coleção inspirada na cultura local. A Estação da Moda disponibiliza a infra-estrutura necessária, incluindo maquinário e tecidos, além de consultoria criativa e técnica. Trata-se de um espaço aberto e gratuito voltado à criatividade.O material utilizado na elaboração da coleção é disponibilizado pela Estação da Moda e as peças confeccionadas passam a integrar o acervo do órgão, ficando à disposição do grupo mediante solicitação.

Serviço – A Estação da Moda é um Centro Vocacional Tecnológico ligado a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Fica localizada na Rua Rosário Di Lorenzo, Varadouro, em frente à Estação Ferroviária.  Mais informações através do telefone (83) 3218-6160 ou através do e-mail estacaodamodapmjp@hotmail.com. Para ficar por dentro de todas as novidades da Estação da Moda, os interessados também podem curtir a página do órgão no Facebook: “Estação da Moda PMJP”.Estação Ferroviária de João Pessoa. Mais informações através do telefone (83) 3218-6160.