Grupo Camena se apresenta na 1ª Igreja Batista nesta terça-feira
O grupo Camena é atração da tarde desta terça-feira (3), do I Festival Internacional de Música Clássica, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope). O grupo se apresenta às 16h, na 1ª Igreja Batista, no Centro. Sob a direção artística de Ibaney Chasin, fundador do conjunto junto com Heloisa Muller, o grupo tem na música colonial o forte.
Para ampliar o repertório dentro da obra barroca, Chasin, que toca chitarrone e guitarra barroca, promoveu há dois anos uma reestruturação no núcleo tradicional, formado por canto, violino e um baixo contínuo. Acrescentou percussão, um trompete e mais recentemente, uma sanfona. Como convidado especial do grupo, apresenta o sax soprano de Helio Feitosa.
“Ao fazer uma sanfona interpretar músicas dos séculos XVI e XVII, mostramos que a música erudita sempre se relacionou com a popular no curso da história”, conta Ibaney Chasin, que se formou há 30 anos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em Música, onde hoje é professor. Ele prosseguiu seus estudos com um mestrado em Filosofia e um doutorado em História, em que pesquisou a inter-relação desses campos.
Já Heloísa Muller é professora da Universidade Federal da Paraíba desde 1990, onde leciona as disciplinas História da Música e Prática de Conjuntos.
O Camena hoje é composto por Rafael Laurindo e Thiago Wesley (canto), Priscila Ewald (violino), Mariana Rodriges (viola), Gustavo Seabra (mandolino), Hélio Medeiros (sanfona), João Victor Figueiredo (percussão) e Heloísa Muller (espineta, chitarrone e guitarra barroca).
Serviço:
Data: terça-feira (3), às 16h
Atração: Grupo Camena
Local: 1ª Igreja Batista (Av. Presidente Getúlio Vargas, Centro)
Programa
Stefeno Landi (1581-1649) – Canta la Cicaleta
G. Kapsberger (1580-1651) – Fronte Serena
N. Matteis (1670 – ?) – Ária Amorosa
Cancioneiro d’Elba (séc. XVI) – Que eh o que vejo
Claudio Monteverdi (1567-1643) – Quando dentro al tuo segno
G. Kapsberger (1580-1651) – Già risi
Claudio Monteverdi (1567-1643) – Zefiro torna
Anônimo (séc. XVII) – Ciacona dell’Inferno e del Paradiso
D. Scarlatti (1685-1757) – Sonata para solo e contínuo
Barbara Strozzi (1619-1677) – Che si può fare
Anônimo (séc. XVII) – Passacaglia della vita
I Festival Internacional de Música Clássica
Quando: de domingo (1°) a 7 de dezembro
Informações: Sylvana Toscano, assistente de produção do festival (9926-1129, 8700-3797)
festivaldemusicajoaopessoa.com.br
www.facebook.com/funjopejp
Twitter: @IFestivalMúsica
Instagram: @funjopeJP