Grupo de mulheres ‘Flores de Jacarapé’ discute ações na região
A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres realizou na tarde de terça-feira (10) uma reunião com o grupo de mulheres “Flores de Jacarapé” para dialogar sobre as ações que estão sendo desenvolvidas na região. A atividade aconteceu na Associação de Moradores e Amigos de Jacarapé, onde também está sendo implantada a cooperativa de flores.
A Secretaria vem acompanhando o grupo há um ano, realizando ações de formação para as mulheres, com o objetivo de fortalecer e estimular a prática da autonomia financeira. As mulheres agora estão em fase de implantação da cooperativa de flores e em breve também vão participar do projeto de reciclagem de lixo domiciliar.
A Secretaria do Trabalho do Município, que também acompanha o grupo através da cooperativa, vem realizando formações sobre conscientização ambiental e agricultura de subsistência. “A proposta inicial é ensinar as donas de casas a produzirem a própria horta, e incentivá-las no trabalho do cooperativismo”, disse Rosiane Cruz, da Diretoria de Agricultura Familiar.
“Apesar de ainda estarmos começando, já podemos participar até de exposições. Isso é uma forma de reconhecer e de estimular outras mulheres a vir procurar o grupo”, observou a dona de casa Rosilene Mendes.
A reunião com o grupo acontece sempre na segunda terça-feira de cada mês, às 14h. O encontro também é considerado uma alternativa de lazer e de troca de saberes para as mulheres, já que também são realizadas tardes recreativas, com bazar e cultivo de plantas.
Cooperativa Flores de Jacarapé – Ainda em fase de implantação, a cooperativa tem recebido o apoio da Prefeitura de João Pessoa, através das Secretarias de Trabalho e de Políticas Públicas para as Mulheres, além de outras instituições governamentais.
Hoje, cerca de 30 mulheres participam da cooperativa e algumas já trabalham com o cultivo de rosas, orquídeas, margaridas, entre outras plantas encontradas no viveiro que foi instalado dentro da própria comunidade.
“Nosso maior desejo é ver nossas flores sendo comercializadas em todos os lugares. Vontade de trabalhar não falta e os incentivos que estamos recebendo têm nos ajudado a não desistir desse sonho”, disse a moradora Geani Romão.
Pesquisa – O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, através do acompanhamento ao grupo de mulheres e o incentivo educativo, será tema de uma pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).