Grupo de Operações da Guarda Municipal reforça segurança nas ruas de João Pessoa

Por - em 1534

Guarda Municipal_Lagoa_FotoGilbertoFirmno (4)Quem prestigiou eventos como o ‘São João Pra Valer’ e o ‘Folia de Rua’ deste ano percebeu a presença constante de equipes da Guarda Municipal de João Pessoa nas festividades. Mais próximos da população e presentes nas ruas e praças de João Pessoa, os guardas receberam treinamento para agir também na resolução de conflitos em situações que oferecem risco à segurança pública da cidade.

Criado há oito anos, o Grupo de Operações Especiais (GOP) da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (Semusb) ampliou o efetivo e recebeu capacitação para atuar com o trabalho comunitário.

“Esse treinamento foi necessário para os guardas aprenderem as técnicas de gerenciamento de crise, resolução de conflitos e também para atuarem em eventos públicos de grande porte, como aconteceu durante o São João”, explicou o diretor do GOP, Josenildo Trajano, acrescentando que as capacitações são contínuas e realizadas a cada dois meses.

Ao todo, 40 guardas formam a equipe do GOP. Antes de ganhar os espaços públicos da cidade e atender aos chamados da população, os profissionais passaram por um treinamento, oferecido pelas Polícias Civil e Militar no período de fevereiro a abril deste ano, para aprender táticas de defesa e manuseio dos equipamentos não-letais.

Ainda de acordo com Trajano, além de atender aos chamados da população, com rondas motorizadas nos bairros e em comunidades da Capital, as equipes do GOP atuam em pontos estratégicos da cidade, como o Parque Sólon de Lucena, no Centro, e no Varadouro, onde o fluxo de pessoas é intenso todos os dias.

Guarda Municipal_Lagoa_FotoGilbertoFirmno (31)E é na Lagoa onde costuma atuar o guarda Vitor Campos. Na função desde fevereiro deste ano, ele conta que ao ingressar na Guarda Municipal soube da existência do Grupo e demonstrou interesse em participar. “O trabalho é mais dinâmico e com o treinamento estamos prontos para atender à população e dá esse suporte à segurança pública”, destacou Vitor.

Também integrante do mesmo efetivo, o inspetor Severino do Ramo Silva está na guarda há 26 anos e revela que participa do GOP desde a criação da equipe. Ele reforça que a participação da população também tem sido fundamental para o trabalho do grupo, além da prevenção de práticas de violência, como assaltos e furtos.

“Nós atuamos nas situações emergenciais, como os grandes eventos ou outros momentos que tenham aglomeração de pessoas. Mas também ajudamos muito a população informando sobre algum serviço da Prefeitura, apurando alguma denúncia de depredação do patrimônio ou perturbação da ordem e até mesmo atitudes suspeitas, acionando à polícia”, completou.

População aprova – A maior participação da Guarda Municipal nas ruas também é aprovada pela população. O comerciante Oziel Pereira, que é dono de um dos quiosques localizados na Lagoa, conta que a presença de vândalos no local tem diminuído após a atuação mais frequente dos guardas municipais.

“Os guardas estando por aqui diariamente melhorou muito a nossa situação, porque antes tinha muito vândalos por aqui que a gente sabia que eles iriam roubar os clientes e até mesmo o nosso comércio. Com certeza, a presença dos guardas inibe a prática desse pessoal”, declarou o comerciante.Guarda Municipal_Lagoa_FotoGilbertoFirmno (23)

O aposentado Fernando Rodrigues, que costuma passar pela Lagoa todos os dias, tem a mesma opinião do comerciante e aprova a iniciativa. “Antes a gente via muito os guardas em repartições e nos prédios públicos. Eles nas ruas também podem ajudar à polícia e a gente se sente mais seguro”, disse.

Preparativos para Festa das Neves – A exemplo da atuação do GOP no ‘São João Pra Valer’, a Semusb também disponibilizará esse efetivo para reforçar a segurança durante a realização da Festa das Neves, programada para o próximo mês.