Grupos selecionados no ‘Roteiro das Paixões’ apresentam espetáculos
Quatro dos cinco projetos selecionados pelo edital ‘Roteiro das Paixões’, da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) através de sua Fundação Cultural (Funjope), iniciam suas apresentações a partir desta quarta-feira (4). As apresentações acontecem em diversos bairros de João Pessoa e se estendem até o domingo (8), quando será celebrada a Páscoa. Apenas um dos projetos selecionados, o espetáculo Paixão de Cristo: Uma História de Amor e Fé, já realizou suas apresentações na última semana.
Nesta quarta-feira (4), o espetáculo ‘Paixão de Cristo: Uma paixão de amor, força e superação’ inicia uma maratona de cinco apresentações em cinco dias. O projeto proposto por Paulo Sérgio recebeu um incentivo de R$ 2.938,10 da Funjope e faz sua estréia no bairro do Bessa, na praça do Caju. Na quinta-feira (5), o espetáculo chega ao bairro de Tambiá, na praça principal do bairro. No dia seguinte, sexta-feira (6), será a vez da comunidade de Mandacaru, por trás da Via Norte assistir à ‘Paixão de Cristo’. As duas últimas apresentações serão no sábado (7), na praça principal do Padre Zé e domingo (8) na praça da Cultura em Mandacaru. Todas as apresentações terão início às 20h.
A ‘Paixão de Cristo do Grotão’ fará duas apresentações no campo do bairro dos Funcionários II, a partir das 19h, na sexta-feira (6) e no domingo (8). Nos mesmos dias que a ‘Paixão de Cristo do Grotão’ estará sendo apresentada, os moradores da Ilha do Bispo poderão assistir ao espetáculo ‘Paixão de Cristo: Eis o Senhor que Cura’. Haverá uma primeira apresentação às 8h30, em forma de via sacra, com saída da Igreja Católica Senhor do Bonfim. A segunda apresentação será no palco montado na avenida Redenção.
No Bairro dos Ipês haverá três apresentações do espetáculo ‘Um Homem no Céu, Deuses na Terra’. Nos dias 6,7 e 8 de abril, sempre às 19h30, a encenação ocorre no Centro Social Urbano (CSU), do bairro. No total, a PMJP distribuiu cerca de R$20 mil em incentivos para as apresentações em comemoração à Semana Santa. Cinco projetos foram selecionados.
A seleção – O objetivo do projeto é incentivar a cultura do povo pessoense, com a promoção da melhoria e manutenção de espetáculos voltados à Semana Santa. A iniciativa visa ainda o fortalecimento do turismo interno e, consequentemente, a geração de trabalho e renda.
A avaliação das propostas foi feita em duas etapas. A primeira delas a análise preliminar, que consistiu na conferência dos itens obrigatórios apresentados. Na segunda, foi analisado o mérito cultural, a partir dos seguintes critérios: consistência; histórico do espetáculo; currículo do proponente; coerência dos custos; qualidade artística; e alcance da proposta na comunidade.