Guarda Mirim prepara nova turma para levar mensagem de cidadania à população

Por - em 782

Eliabe Castor

Um olhar aguçado na ótica dos direitos e deveres do cidadão. Esse é um dos objetivos da Guarda Mirim de João Pessoa, projeto implementado pela Prefeitura Municipal da Capital (PMJP) em 2014, por meio da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb). A coordenadora da ação, Marylane Leite Dias, explicou que, atualmente, 100 crianças já foram capacitadas para assumir a função, e outras 50 estarão aptas em dezembro, assumindo, assim, papel de agentes multiplicadores nas escolas nas quais estudam, levando mensagens de prevenção à violência, educação moral e cívica, além de difundir o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

“As crianças, com faixa etária entre 8 e 12 anos, recebem por parte da Guarda Municipal e servidores de outras secretarias municipais assuntos como a prevenção de drogas e violência, educação moral e cívica, noções de primeiro socorros, educação no trânsito, higiene pessoal, a Lei Maria da Penha, direitos constituídos no ECA, aulas de judô e acompanhamento escolar”, definiu Marylane Leite.

Sobre os pré-requisitos para ser integrante na Guarda Mirim, a coordenadora do projeto disse que é emitido um convite para a criança e sua família, e, uma vez aceito, os futuros membros, todos estudantes da Rede Municipal de Ensino, passam seis meses no processo de formação. “É importante ressaltar que a maioria dessas crianças reside na comunidade do Timbó. Elas vivem em estado de venerabilidade, cercadas por drogas e violência. Para dar esteio às crianças, elas recebem suporte psicológico”, ressaltou.

Os Guardas Mirins, que estudam nas escolas municipais Aruanda, Lions Tambaú e Olívio Ribeiro, todas no bairro dos Bancários. A intenção é levar o projeto para outras unidades educacionais, a fim de expandir o trabalho e contemplar mais crianças. “O projeto já demonstrou excelentes resultados. As notas das crianças melhoraram, o diálogo com a família também. É importante ressaltar que a Guarda Mirim não atua, somente, nas escolas, mas em eventos da Prefeitura, levando mensagens de direito à cidadania, por exemplo”, observou Marylane Leite.

7 de Setembro – A Guarda Mirim vai desfilar no dia 2 de setembro, nas Três Ruas, localizada no bairro dos Bancários. Uniformizadas, as crianças repetirão o ato no dia 7 de Setembro. “Todos estão ansiosas pelo momento. Muitos que entraram no projeto, não gostavam a Guarda Mirim, hoje têm orgulho de fazer parte da corporação”, salientou.