Guarda Municipal celebra 28 anos de fundação com população pessoense

Por Carolina Queiroz - em 2235

A Guarda Civil Municipal de João Pessoa, instituição que tem o objetivo de promover a cidadania, a ordem pública e cuidar do patrimônio municipal, comemorou seus 28 anos de existência na manhã desta sexta-feira (29), no Parque da Lagoa, no Centro da Capital. O evento contou com café da manhã, distribuição de mudas de plantas nativas e homenagem aos guardas municipais que fazem parte do quadro de funcionários desde o primeiro ano de fundação.

A Guarda Civil é composta atualmente por mais de 700 profissionais, dentre eles os mais de 330 que o prefeito Luciano Cartaxo convocou e deu posse, através de concurso público. Eles estão divididos entre o trabalho ambiental, motorizado, de bicicleta e nas cinco bases em pontos fixos instalados na cidade.

Para o secretário de Segurança Urbana Municipal e Cidadania (Semusb), sargento Dênis Soares dos Santos, a Guarda tem fortalecido as políticas de segurança urbana no município de João Pessoa, por meio de medidas preventivas, minimizando os índices de violência e implantando uma cultura de paz. “Políticas públicas de construção da cidadania é preocupação da nova gestão que atua de maneira integrada e preserva a qualidade e velocidade nos serviços prestados”, destacou.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal de João Pessoa, José Severino de Figueiredo, a atual gestão contribuiu muito para os avanços da categoria. Segundo ele, é mais que notória a importância dos municípios no contexto da segurança pública.

“O Estado hoje não comporta mais, sozinho, tamanha responsabilidade no que diz respeito à ordem pública e preservação do patrimônio. O pensamento hoje é que sem ações integradas e profissionalmente coordenadas, problemas simples podem tomar proporções desastrosas. É para ajudar a população que a Guarda Municipal tem trabalhado por 28 anos”, completou.

 Números positivos – O ano ainda não terminou, mas a atuação da Guarda na prevenção à violência e combate às drogas nas escolas do município já realizou 190 visitas preventivas, com palestras para alunos da rede municipal e 11 para crianças, através do teatro de fantoches.

Neste ano, foram 601 ocorrências atendidas e pessoas conduzidas à delegacia, auxiliando a Polícia Militar, por dano ao patrimônio público, invasão de propriedade, desordem, desacato, furto, roubo, prestação de socorro, agressão, ato libidinoso, tráfico de drogas, violência doméstica, ameaça, tentativa de homicídio e embriaguez ao volante. Além disso, a Guarda Municipal efetua resgates de animais e presta serviço de rotina que atende um plantão de 24h.

 Incentivos – Em janeiro deste ano, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, entregou novos equipamentos para os profissionais da Guarda Civil, para ampliar e modernizar os instrumentos de apoio ao trabalho realizado na segurança cidadã e preventiva. Os profissionais receberam novas carteiras funcionais, 250 algemas, 120 coletes e 300 rádios comunicadores com a tecnologia Tetra, a mesma utilizada pelas polícias Militar, Civil e Federal.

Monitoramento – A Guarda Civil Municipal também promove ações de monitoramento por vídeo no Centro da Cidade. A ação é parte de um convênio entre a secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) e o Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça.

O trabalho faz parte do Programa ‘Crack é Possível Vencer’, um projeto do Governo Federal que trabalha com usuários de crack e outras drogas. Há uma equipe de guardas municipais capacitados para atuar no projeto, que conta com quatro viaturas (dois carros e duas motos) e um ônibus de videomonitoramento, além de câmeras espalhadas pelo Centro da cidade, que é o foco do projeto.

Saúde com Segurança – Em parceria com a Secretaria de Saúde (SMS), a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) também promove a operação ‘Saúde com Segurança’, que conta diretamente com ações da SMS. A iniciativa faz parte do Plano de Segurança, desenvolvido pela Semusb, que reforça a atuação da Guarda Municipal nos hospitais da rede e unidades de saúde. Para isso, são disponibilizados 178 guardas civis, que trabalham com o auxílio de cinco caminhonetes, três viaturas e 12 motocicletas. Essa equipe atua na proteção do patrimônio público, garantindo a segurança de usuários e funcionários, além de prevenir delitos.